Álvaro Pacheco: “Vamos à Luz para vencer”

Treinador lançou o jogo com o Benfica em Conferência de Imprensa. “Manter a identidade” é o desafio para tentar vencer o líder. “Todas as equipas do Mundo abrem espaços”, avisou.

Álvaro Pacheco lançou a Conferência de Imprensa prévia ao jogo da quinta jornada (amanhã, 19 horas) na Luz com a convicção de que o FC Vizela vai manter-se fiel a si próprio no Estádio da Luz e, por isso, crente num resultado positivo. O Benfica “está muito moralizado e é forte em todos os momentos”, mas há sempre espaço para ser feliz. Esse é o objetivo.

OBJETIVOS: “Os objetivos são os mesmos de sempre: impor o nosso jogo. Se formos iguais a nós próprios estaremos mais perto de ganhar, que é o objetivo.”

NOTAS BENFICA-PAÇOS: “Vi praticamente todos os jogos do Benfica e todos foram úteis. É uma equipa moralizada, que tem sabido resolver as dificuldades que os adversários têm causado. Em casa é ainda mais forte. Mas nós temos de olhar para o jogo com uma grande oportunidade. Temos de fazer o nosso jogo: sem bola sermos compactos e manter os níveis de agressividade, com bola ter a tranquilidade necessária para procurar os espaços que o Benfica deixa. Não há nenhuma equipa no Mundo que seja capaz de fechar todos os espaços. Temos de ter a serenidade de perceber como os aproveitar. No fundo é o que venho a dizer: sermos iguais a nós próprios e não termos medo de o jogar.”

BENFICA PRESSIONANTE: “Se olharmos para o Vizela, também tem esse tipo de jogo. As duas equipas vão tentar impor o seu jogo. Vamos ter de saber sofrer em alguns momentos e aproveitar aqueles em que estivermos por cima. É um adversário muito forte em todos os momentos do jogo e nas bolas paradas, que estão muito bem trabalhadas e em que são muito agressivos e assertivos. Temos de ter vontade de impor o nosso jogo.”

GOLOS NA LUZ: “Olho para o que a nossa equipa é capaz fazer. Mas, se formos fieis às nossas ideias, não tenho dúvidas que vamos fazer golos. É com esse objetivo que vamos. Mas temos de saber o que vamos fazer com bola, aproveitar os espaços e ter tranquilidade no momento da decisão.”

ADAPTAÇÕES: “Até aqui jogamos quase sempre sem ponta de lança nem lateral direito, mas arranjamos mais um ponta-de-lança que é o Kiko Bondoso, que pode dar coisas diferentes ao nosso jogo; e um lateral-direito que é o Tomás, que tem estado muito bem.”

QUE TIPO DE VIZELA: “Igual a si próprio. Nos quatro jogos ninguém se superiorizou a nós. Alguns foram equilibrados, outros o Vizela esteve por cima. O Vizela vai à Luz acreditando nas suas competências e para ganhar”

ANÁLISE AO BENFICA: “Está diferente na sua dinâmica, em alguns posicionamentos. Além disso está moralizado e tem a vantagem de ter muitos mais jogos nesta altura do que o Vizela e esses jogos deu-lhe entrosamento, dinâmica, tempo para os jogadores se adaptarem ao novo treinador. É uma equipa ofensiva, desequilibradora, mete muita gente por fora, mas também entre linhas e a atacar as costas da defesa. Vai ser um grande jogo e com golos”.

MERCADO: “O segredo de qualquer profissão é sermos capazes de nos adaptarmos às circunstâncias. Eu levanto-me e penso no meu dia, mas o dia corre como tem de correr e tenho de me adaptar. Temos de nos focar no nosso trabalho e no que controlamos. O final do mercado é uma coisa boa, mas não mexe com os meus jogadores, podem estar ligados ao telemóvel na mesma”.

ALEXANDER SCHMIDT: “É um jogador que eu gosto muito, sigo há muito tempo, tem muito potencial e encaixa nesta equipa pelas qualidades como jogador e humanas. Mas ainda não é jogador do Vizela. Estamos a tentar fechar, espero que possamos conseguir.”