Sub-19 superam Rio Ave e mantêm invencibilidade

FC Vizela e Rio Ave proporcionaram um espetáculo intenso, vivo e recheado de golos ao público presente no Municipal de Vilarinho. A turma vila-condense começou melhor, mas a equipa vizelense respondeu a preceito e manteve a invencibilidade no campeonato com uma vitória por quatro bolas a duas.

Está a ser um prometedor início de campeonato para o conjunto de Joel Sampaio. Ao vencer na receção ao Rio Ave, o FC Vizela, não só manteve a invencibilidade ao cabo destas quatro primeiras jornadas, como também continua bem envolvido no pelotão da frente da Zona Norte.

Apesar de os números poderem induzir uma interpretação diferente, a verdade é que a jornada foi tudo menos fácil para os azuis, cujo triunfo por 4-2 sai muito valorizado por um adversário que nunca desistiu de lutar pelos pontos, mesmo jogando com menos um desde os 15’.

Aliás, foi o Rio Ave quem entrou melhor no encontro, chegando ao golo através de Jorge Barreto, na sequência de um pontapé de canto, estavam cumpridos apenas 11’.

Pouco depois, à passagem do quarto de hora, o guarda-redes Figas interrompeu a cavalgada de Rodrigo Ramos fora da sua área e acabou expulso, deixando a sua equipa em inferioridade numérica numa fase ainda prematura do desafio.

O conjunto vizelense aproveitou bem esta circunstância e, de imediato, ameaçou o empate numa jogada em que João Bernardo acertou na barra e Gui falhou o complemento, aos 22’.

Em seguida, o mesmo Gui esteve em evidência ao driblar vários adversários antes de assistir Ramaj para um remate que obrigou Vasco Baptista a aplicar-se junto ao solo.

O Rio Ave manteve-se ligado ao jogo com um remate perigoso de Simão Jota às malhas laterais, mas seria o FC Vizela a consumar aquilo que já estava a justificar, o golo da igualdade.

Aconteceu aos 36’, com João Bernardo na emenda certeira ao primeiro remate de Rodrigo Ramos, sendo que, praticamente sobre o intervalo, o avançado acabou por bisar na partida, beneficiando de um mau atraso do vila-condense Pedro para o seu guarda-redes.

O tempo adicional do primeiro tempo tanto podia ter trazido o terceiro para o FC Vizela, num belo remate de Ramaj, como o empate para o Rio Ave, com Afonso Campos a atirar à trave.

O reatamento não podia começar melhor para os vizelenses, que, aos 47’, viram Rodrigo Ramos fazer o 3-1 e o resultado ganhou mesmo tons de goleada aos 65’, com Henrique Mendes a fazer uma recarga a um livre de Martim Boloto, que embateu no poste.

Uma margem que tinha tudo para dar uma boa dose de tranquilidade, no entanto, o Rio Ave não desarmou e Lucas Pinto reduziu a diferença, aos 76′, um tento que acabou por manter o jogo emotivo até final, já que mais golos podiam ter surgido em ambas as balizas.

Vitória justa de um FC Vizela que promete seguir por mais numa prova exigente, cujo desempenho até ao momento – dois triunfos, dois empates, oito pontos somados – permite à equipa manter uma posição entre os quatro primeiros da tabela, zona de acesso ao Apuramento de Campeão.

A competição prossegue no próximo dia 3 de Setembro com o emblema da Rainha a deslocar-se até Tondela, que, nesta ronda, sofreu pesada derrota em Guimarães.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 4-2 Rio Ave FC

Local: Estádio Municipal de Vilarinho (Vilarinho – Santo Tirso)

Árbitro: João Carvalho (AF Porto)

FC Vizela: Thiago; Freitas, Henrique Mendes (Califo Baldé, 73’), João Alves e Campos; Brito (C), Ramaj (Libório, 56’) e Martim Boloto; Gui (Lourenço, 62’), João Bernardo (Martim Fortes, 62’) e Rodrigo Ramos (Joshua Emenike, 73’).

Suplentes não utilizados: Fachadas, Rocha, Pacheco e Tiago Abreu.

Treinador: Joel Sampaio

Rio Ave FC: Figas; Rafael Vilela, Duarte (C), Jorge Barreto e Luís Silva; Pedro, Braiminho (Gustavo, 46’) e Fábio Ferreira (Rúben Carvalho, 46’); Fernando (Vasco Baptista, 18’), Afonso Campos (João Pedro, 46’) e Simão Jota (Lucas Pinto, 66’).

Suplentes não utilizados: João Pimenta, Luís Silva, Afonso Lemos e António Costa.

Treinador: Roberto Silva

Golos: Jorge Barreto (11’), João Bernardo (36’ e 45’), Rodrigo Ramos (47’), Henrique Mendes (65’) e Lucas Pinto (76’).

Cartões Amarelos: Braiminho (26’), Gui (46’), Rúben Carvalho (64’) e Brito (86’).

Cartão Vermelho: Figas (15’).