Reviravolta na receção ao Portimonense

No fecho da participação dos Sub-23 no Torneio de Abertura, a partida até começou num registo animador, porém não teve o desfecho desejado. Ventura colocou o FC Vizela na frente, mas o Portimonense foi mais eficaz e virou o resultado com três tentos.

A competição, cuja final irá opor o Benfica ao SC Braga, uma antecâmara da Liga Revelação para os emblemas participantes, serviu essencialmente para “olear” dinâmicas na equipa.

Numa tarde de muito calor na Vila das Aves, as duas formações entraram dispostas a praticar um futebol rápido. Neste capítulo, começou melhor o conjunto de Nuno Braga, através das iniciativas de Prosper, em particular uma delas a estar na origem do golo inaugural do encontro. O atacante nigeriano obrigou João Victor a excelente intervenção e, na recarga, o oportuno Ventura atirou certeiro, colocando o FC Vizela na dianteira do marcador, estavam decorridos 14’.

O Portimonense, que já tinha criado algum perigo por Kawasaki, chegou ao empate pouco depois, aos 18’, num lance praticamente tirado a “papel químico” do que resultou no golo dos azuis. Nader ainda evitou um primeiro disparo de Hélio Varela, mas nada pôde fazer para travar a emenda de João Guilherme.

A partir daí, o FC Vizela sentiu algumas dificuldades para travar as investidas dos algarvios, que tinham em Hélio Varela, Robert e Diogo Rodrigues um tridente atacante muito perigoso.

Do lado dos vizelenses, Prosper continuou a ser um elemento bastante ativo no momento ofensivo e foi dele o lance que motivou mais uma portentosa defesa a João Victor, aos 25’.

Contudo, fruto das tais dificuldades em estancar o ataque alvinegro, sobretudo no lado esquerdo, foi dali que nasceu a reviravolta com João Nóbrega a cruzar e Hélio Varela a finalizar ao segundo poste, faltavam apenas seis minutos para o descanso.

Na etapa complementar, o FC Vizela surgiu em campo com outra assertividade defensiva, o futebol praticado melhorou e a verdade é que o jogo esteve sempre mais perto de conhecer outro desfecho do que propriamente o terceiro golo do Portimonense, que viria a sentenciar o mesmo.

As entradas de Sequeira e Leyner ajudaram e só uma intervenção impossível de João Victor, a defesa da tarde, impediu Luiz Neto de restabelecer a igualdade, aos 66’.

Mais tarde, em duas situações de bola parada seguidas, o empate voltou a ficar muito próximo de acontecer. Ambas no seguimento de pontapés de canto, foi por uma questão de centímetros que Hassan, de calcanhar, e Tiago Carvalho, de cabeça, não faturaram.

Não marcou o FC Vizela, fizeram-no os algarvios. A três minutos dos noventa, João Guilherme bisou na partida, ao corresponder com um colocado golpe de cabeça a um canto, e selou em definitivo as contas do encontro.

Nesta altura, os vizelenses jogavam reduzidos a dez unidades e assim terminaram o desafio, devido a lesão de Prosper.

A próxima etapa da época chama-se Liga Revelação e a primeira fase do campeonato arranca no dia 06 de Setembro, em casa, diante do Leixões.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 1-3 Portimonense SC

Local: Estádio do Clube Desportivo das Aves (Vila das Aves)

Árbitro: Fábio Silva (AF Braga)

Assistentes: Marcelo Pinho e Pedro Almeida

FC Vizela: Nader; Hugo Oliveira, Tiago Carvalho (C), Luiz Neto e Infante (Sequeira, 46’); Marrugo (Pinheiro, 83’), Sadat (Leyner, 58’) e Opeyemi (Jota, 83’); Ventura (Rúben Alves, 74’), Hassan e Prosper.

Suplentes não utilizados: Martim Sousa, Rúben Ribeiro, Afonso Ferreira, Álvaro Pacheco, Maga e Zé Rui.

Treinador: Nuno Braga

Portimonense SC: João Victor; Guga, João Guilherme, Matheus Brito e Pedro Acácio; Ricardo Sousa (C), João Nóbrega e Kawasaki (Tiago Carvalho, 56’); Diogo Rodrigues (Diogo Cardoso, 71’), Robert (Toki, 86’) e Hélio Varela.

Suplentes não utilizados: Tomás Igreja e Daniel Souza.

Treinador: Dyego Coelho

Golos: Ventura (14’), João Guilherme (18’ e 87’) e Hélio Varela (39’).

Cartões Amarelos: Opeyemi (35’), Diogo Rodrigues (40’), Matheus Brito (48’), João Nóbrega (53’), Ventura (55’), Nuno Braga, treinador do FC Vizela (70’), Luiz Neto (77’), Tiago Carvalho, do Portimonense (89’).