Um ponto após montes de emoções

Zohi marcou no empate (1-1) em casa do Chaves, num jogo partido e com momentos muito diferentes. O FC Vizela teve mais oportunidades flagrantes, mas o desperdício custou pontos.

O GD Chaves teve mais bola, o FC Vizela mais ocasiões de golo. O empate em Trás-os-Montes acaba por se ajustar, embora tenha sido o Vizela quem mais próximo esteve de o ganhar. Até nas expulsões as equipas se equivaleram: primeiro João Teixeira, para o Chaves, depois o recém-entrado Sarmiento, para o Vizela.

O início do jogo foi totalmente dos flavienses, que assumiram o controlo do mesmo e tiveram sempre bola, aproveitando alguma dificuldade na ocupação dos espaços da nossa equipa. Ainda assim, o Chaves não criou nenhum lance de golo a não ser com remates fora da área ou de bola parada. O golo que deu vantagem nasce, aos 8 minutos, de um erro defensivo do Vizela, após uma má entrega de Anderson, que depois se cotou como um dos melhores. Era justo, sem dúvida, porque na verdade só o Chaves o tinha procurado até então.

A partir do meio da primeira parte, o Vizela foi equilibrando e metendo velocidade no jogo, especialmente pela esquerda, onde Nuno Moreira e Kiki combinavam bem, sempre com a ajuda de Samu, que acabaria por ser o MVP do desafio. O empate, marcado por Zohi, num excelente remate de fora da área, surge nesse período, também com justiça. Estavam decorridos 40 minutos e há muito mérito também de Raphael Guzzo na recuperação de bola e na entrega para o colega rematar.

O pós-intervalo foi a antítese completa do início do jogo. Só deu Vizela nesse período e foram várias as ocasiões em que a equipa conseguiu entrar na área do adversário e alcançar boa posição para rematar. Nuno Moreira, aos 47′, foi o primeiro. Paulo Vítor defendeu com brilhantismo. Samu, já na pequena área, viu um adversário dar as costas para evitar o 1-2. Depois, foi Claudemir a colocar à prova o guarda-redes flaviense. E assim o jogo seguia, já com o rapidíssimo Sarmiento em campo, que, além de também ter disposto de uma excelente ocasião para faturar, saía para um contra-ataque venenoso quando foi travado por João Teixeira. Segundo amarelo, expulsão e o Vizela a carregar ainda mais. Já lá iam 70 minutos. Contudo, cinco minutos depois, o mesmo Sarmiento foi expulso por uma falta por trás sobre Steven Vitória. Esse momento devolveu moral ao Chaves, fez as bancadas acreditar e os flavienses voltaram a pegar no jogo, embora Buntic só uma vez tenha sido colocado à prova. E que grande defesa fez (85′) na sequência de uma bola parada. O empate final acaba por se ajustar aos momentos repartidos e à emoção de todo o jogo. Mas o Vizela teve bem mais possibilidades de marcar…

FICHA TÉCNICA

GD Chaves 1-1 FC Vizela

Local: Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira (5.489 espectadores)

Árbitro: Rui Costa (AF Porto)

Assistentes: João Bessa Silva / Carlos Martins

4º Árbitro: João Afonso (AF Bragança)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Vasco Santos (AF Porto) / Bruno José Costa

GD Chaves (4x3x3): Paulo Vítor; João Correia, Nélson Monte, Steven Vitória e Bruno Langa; Kevin Pina (Ricardo Guima, 45’), João Mendes (Juninho, 67’) e João Teixeira (C); João Batxi (Jonny Arriba, 87’), Hector González (Patrick, 87’) e Benny (Hélder Morim, 67’).

Suplentes não utilizados: Gonçalo Pinto, Habib, Euller e João Queirós.

Treinador: Vítor Campelos

FC Vizela (4x3x3): Buntic; Tomás (Carlos Isaac, 85’), Anderson, Bruno Wilson e Kiki (C); Raphael Guzzo (Alex Méndez, 64’), Diego Rosa (Claudemir, 64’) e Samu; Kiko Bondoso, Zohi (Alejandro, 90’+2’) e Nuno Moreira (Sarmiento, 64’).

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Ivanildo Fernandes, Rashid e Francis Cann.

Treinador: Álvaro Pacheco

Golos: Hector González (8’) e Zohi (40’).

Cartões Amarelos: Steven Vitória (16’), Raphael Guzzo (21’), João Teixeira (62’ e 71’), Juninho (68’), Hélder Morim (80’), Zohi (84’), Claudemir (89’), Kiko Bondoso (90’+4’) e Carlos Isaac (90’+7’).

Cartões Vermelhos: João Teixeira (71’) e Sarmiento (78’).

“Foi um grande jogo de I Liga. Queríamos mais, podíamos ter conseguido, mas é mais um ponto na nossa caminhada”

Samu (Jogador do FC Vizela)

“Foi um jogo fantástico. O empate acaba por se ajustar, mas o Vizela foi quem mais próximo esteve de o ganhar, tendo em conta as várias ocasiões desperdiçadas”

Álvaro Pacheco (treinador do FC Vizela)