“Transportar para Chaves os níveis do FC Porto”

Álvaro Pacheco lançou jogo de amanhã com um desafio aos jogadores: fazerem da próxima jornada a mais importante das suas vidas.

O treinador do FC Vizela lançou o Chaves-Vizela (sábado, 18 horas) em conferência de imprensa. Álvaro Pacheco alertou para a necessidade de manter comportamentos e de a equipa não se perder de uma semana para a outra, confiante que “um Vizela igual a si próprio” será o segredo para vencer um adversário “muito forte e identificado com uma ideia de jogo”.

SEMANA PRÉ-CHAVES: “Trabalhamos para ser campeões todos os dias. Essa é a filosofia de ser vizelense e fazer parte desta equipa. O objetivo é sermosniguais a nós proprios e encarar este desfio como o mais importante das nossas vidas por ser o próximo. Temos de ter atitude, ser iguais a nós próprios e estar no nosso melhor para conquistar os três pontos.”

ILAÇÕES DO JOGO COM O FC PORTO: “Quando acreditamos e somos fieis às nossas ideias e lutamos pelo que acreditamos, as coisas estão mais próximas de acontecer. Não conseguimos pontuar, mas estovemos a um nível exibicional que eu acreditava que ia acontecer. Mas o que disse aos meus jogadores é que a motivação tem de estar em todos os jogos: o foco, concentração, empenho e atitude em Chaves têm de ser os mesmos que contra o FC Porto. Temos de transportar para Chaves todos esses níveis. Quando somos fiéis às nossas ideia e ao que nos caracteriza, estamos mais próximos de conseguir pontos. Temos de ser iguais a nós próprios, esse será o segredo.”

ANÁLISE AO CHAVES: “Espero uma atmosfera muito parecida com Vizela. Os adeptos do Chaves são também dmuito fereverosos, com estádio cheio, a apoiar. A equipa subiu de divisão, mantém a maioria dos jogadores, o treinador, tem uma ideia bem vincada e uma cultura de vitória grande. Nos dois primeiros jogos teve um caudal ofensivo e rendimento muito grandes. É uma equipa que gosta de assumir o jogo, gosta de ligar com o João Mendes e o João Teixeira, por fora procura o Batxi e o João Correia, é uma equipa muito boa. Para o ganharmos, temos de estar ao nosso nível. O jogo será dificílimo”.

OPÇÕES NO MEIO-CAMPO: “O Claudemir e o Alex já estão disponíveis e é verdade que tenho uma dor de cabeça excelente nesse sector. Gosto de lançar desafios aos meus jogadores. Fiz isso com o Tomás para ser lateral e está a ter exibições fantásticas. Para o Guzzo também e para ambos o mais importante é manterem a concentração, o foco. O Guzzo tem um talento fantástico – como todos os jogadores do FC Vizela – mas ele tem a particularidade de perceber o jogo muito bem, de antecipar as jogadas. Com bolas sente-se muito tranquilo, não só a criar espaço, como a acelerar o jogo, sabe todo o nosso posicionamento, funcionamento e ideia de jogo. A “6” tem muito mais vezes bola e isso torna-o confortável para nós fazermos o nosso jogo posiconal. Sem bola é inteligente a fechar os espaços e a perceber o jogo. Achei que esta posição era muito pertinente para ele. Disse que achava que seria o novo Pirlo e para já está a ter um rendimento muito bom.”

INTEGRAÇÃO DE OSMAJIC: “Não só o Osmajic, mas todos os que chegam, integram-se muito facilmente, pela forma como são recebidos. Oercebem rapidamente os nossos valores e integram-se no nosso espírito. Tem de perceber rapidamente a forma de jogarmos e vai ajudar-nos imenso nessa altura. Ainda chegará mais um avançado, mas dele o que espero é que perceba rapidamente as nossas dinâmicas para a equipa poder tirar dele o máximo das suas capacidades. Ele tem características muito peculiares que nós gostamos muito. Quando perceber o nosso jogo vai acrescentar muito”

IDENTIFICAÇÃO COM O CLUBE: “Tenho uma identificação muito grande com toda esta massa associativa, com estes adeptos, com esta famíla. Mas sou muito grato a quem me deu oportunidade. Fico muito triste com a saída da atuala administração. Eles podem falar mais sobre isto, mas para mim o mais importante é que os interesses do FC Vizela estejam sempre defendidos. Não sou um filho de Vizela, mas neste momento sinto-me como tal”