Divisão de pontos escassa para o bom jogo do FC Vizela

Quando tudo parecia encaminhado para uma vitória merecida da nossa equipa, eis que uma pontinha de sorte acabou por bafejar o SC Braga no derradeiro lance do desafio. Um empate a duas bolas foi o resultado de um jogo entretido e muito agradável de seguir.

O Estádio Municipal de Vilarinho foi palco de um bom espetáculo nesta segunda ronda da 1ª Divisão Nacional de Juniores. FC Vizela e SC Braga proporcionaram ao numeroso público presente um duelo intenso, com momentos de futebol de elevado nível e golos bonitos.

Apesar dos créditos bracarenses, crónicos candidatos a um lugar no apuramento de campeão, a verdade é que este FC Vizela promete, tantas foram as indicações de qualidade.

O primeiro tempo trouxe uma interessante disputa pelo esférico com os vizelenses a assumirem maior protagonismo, quer do ponto de vista do domínio territorial, quer no maior pendor ofensivo.

A grande virtude dos azuis esteve no setor intermediário, qual “coração” robusto, com Brito muito bem na cobertura mais defensiva, acompanhado pelos colegas Califo Baldé e Martim Boloto, sempre muito dinâmicos a “bombear” o ataque.

A primeira ameaça à baliza arsenalista pertenceu a Rodrigo Ramos, aos 9’. Mais tarde, aos 28’, o mesmo jogador esteve em evidência ao receber um excelente passe de Califo Baldé para uma intervenção incompleta de Diogo Águas.

De rajada, o guarda-redes do SC Braga arrojou-se com uma defesa soberba à tentativa de Lourenço, com Martim Boloto, na recarga, a atirar por cima.

O intervalo aproximava-se na mesma medida em que o FC Vizela ameaçava o golo com maior clareza. Do outro lado, apenas uma ou outra tentativa de longe, sem causar embaraço a Pedro Dinis.

Provas do maior pendor ofensivo dos azuis, um grande lance de Rodrigo Ramos sobre o lado esquerdo, ele que viu um defensor bracarense evitar in extremis que Lourenço pudesse abrir o ativo, e um remate em jeito de Brito, que fez a bola sair a milímetros do travessão.

Os dados estavam, portanto, lançados para o momento de pura magia de Rodrigo Ramos. O jogador oriundo do Sacavenense encheu o pé à entrada da área e desferiu um belíssimo remate ao ângulo, sem qualquer hipótese de defesa, para o 1-0, mesmo sobre o descanso.

O reatamento, no entanto, não começou bem para o FC Vizela, que viu o seu adversário chegar ao empate através de um cabeceamento certeiro de Afonso Duarte, aos 52’.

A resposta não se fez esperar. Cinco minutos volvidos e grande penalidade favorável à nossa equipa, por mão de João Costa na área. Fortes, chamado à cobrança, não desperdiçou e “picou” o ponto pela segunda jornada consecutiva.

Em vantagem, os vizelenses viram o SC Braga criar novamente perigo aos 61’, no seguimento de um canto em que Jonatas Noro cabeceou à barra.

Sob a batuta de Caifo Baldé e procurando apostar na velocidade e imprevisibilidade de Gui, que entrou no decorrer da etapa complementar, o FC Vizela tentou sentenciar o jogo.

Contudo, no derradeiro minuto do tempo de compensação, os arsenalistas beneficiaram de um livre, cujo seguimento resultou no golo do empate final, apontado de calcanhar por Edu Santos.

Qual balde de água gelada nas hostes vizelenses, que bem justificaram mais que esta divisão de pontos numa partida que estiveram mesmo muito perto de triunfar.

A próxima etapa do campeonato é frente ao FC Famalicão, conjunto que soma dois empates neste arranque de prova. O jogo está marcado para as 17h00 do próximo dia 20, sábado.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 2-2 SC Braga

Local: Estádio Municipal de Vilarinho (Vilarinho – Santo Tirso)

Árbitro: André Neto (AF Vila Real)

FC Vizela: Pedro Dinis; Freitas, Rocha (Henrique Mendes, 69’), João Alves e Tiago Abreu; Brito (C), Califo Baldé e Martim Boloto (Ramaj, 89’); Lourenço (Gui, 61’), Fortes (João Bernardo, 69’) e Rodrigo Ramos (Pacheco, 69’).

Suplentes não utilizados: Fachadas, Dias, João Diogo e Campos.

Treinador: Bruno Cunha

SC Braga: Diogo Águas; Tomás Marques (C), Jonatas Noro, Diogo Pereira (Djerferson Costa, 70’) e Francisco Chissumba (Gonçalo Malheiro, 60’); Frederico Sousa (Afonso Machado, 60’), Telmo Romeiro e Diego Rodrigues; Fanuel Gomes, João Costa (João Gil, 76’) e Afonso Duarte (Daniel Alves, 70’).

Suplentes não utilizados: Miguel Botas, Afonso Machado, Francisco Pinho e Franck Loic.

Treinador: Blessing Lumueno

Golo: Rodrigo Ramos (44’), Afonso Duarte (52’), Fortes (57’, g. p.) e Edu Santos (90’+4’).

Cartões Amarelos: João Costa (56’), Gui (64’), João Alves (83’), Tiago Abreu (88’), Gonçalo Malheiro (90’) e Brito (90’+3’).