FC Vizela caiu de pé na Final da Taça AF Braga em Sub-17

A equipa vizelense não ficou com o troféu, mas só se pode sentir orgulhosa do trajeto e da boa exibição coletiva diante do Gil Vicente. A diferença esteve somente na eficácia.

Foi uma final com os ingredientes necessários para um grande espetáculo: uma bancada repleta de público entusiasta, vários períodos recheados de emoção, bolas nos ferros, múltiplas ocasiões de golo, enfim, FC Vizela e Gil Vicente mostraram a qualidade dos seus jovens.

Uma partida que acabaria por ser decidida com um golo solitário de Meotti, ainda na primeira parte, período no qual a equipa vizelense foi melhor e dispôs de uma mão cheia de situações claras, que, a serem concretizadas, talvez motivassem um desfecho completamente distinto.

O início do jogo apresentou um FC Vizela à sua imagem, rápido nos processos e acutilante no ataque, e um Gil Vicente mais cauteloso e a chegar-se à frente de forma mais cirúrgica.

O primeiro sinal foi dado por Reis, logo ao terceiro minuto de jogo. Aos 11’, Dani ficou perto de concluir uma jogada desenvolvida pelo corredor esquerdo, onde Gabi esteve em destaque.

Santana, aos 18’, também criou grande perigo, após superar um adversário, só que o seu disparo não saiu com as medidas desejadas.

O FC Vizela era a equipa mais próxima de adquirir vantagem, porém, num filme muitas vezes visto no futebol, seria o Gil Vicente a inaugurar a contenda. A eficácia fez valer o seu significado e disso se fez a história do encontro.

Praticamente na primeira descida criteriosa dos galos à área vizelense, Meotti rececionou uma bola endossada pelo seu colega Fábio Martins e aplicou remate seco em posição frontal, não dando hipótese de defesa a Pedro Dinis.

Os azuis não se deixaram abater pelo golo sofrido e voltaram à carga. Bruno teve de se aplicar e ceder pontapé de canto num remate de Reis (36’) e, praticamente sobre o intervalo, Dani voltou a ficar a centímetros do toque final a uma bola superiormente enviada pelo irreverente Gabi.

Ao intervalo, o sabor a injustiça já se sentia nas hostes vizelenses. Na segunda metade, a margem mínima dos gilistas tanto esteve para desaparecer como para ampliar.

A formação de Sérgio Rafael mostrava natural inconformismo pelo resultado e investiu cada vez mais no plano ofensivo, aposta que a deixou mais exposta às venenosas bolas longas do Gil Vicente, que apelavam à velocidade dos seus avançados.

Ricardo Martins estava ainda há poucos segundos em campo e já enviava uma bola ao poste, seguindo-se uma enorme defesa de Pedro Dinis a remate de Girardin (51’).

Aos 58’, na sequência de uma investida pelo lado direito, Santana acabou derrubado no interior da área, ficando clara a ideia de que um castigo máximo ficou por assinalar a favor dos vizelenses.

Nesta fase, a parada e resposta era impressionante. Gabi rematou já dentro da área, mas viu um adversário aparecer no caminho da bola, inviabilizando o tento do empate, aos 61’. Momentos antes, Ricardo Martins ficou perto do segundo para os gilistas.

Mais tarde, aos 69’, foi novamente Gabi a criar imenso perigo, porém, Bruno correspondeu uma instintiva intervenção.

Na outra área, Pedro Dinis mantinha o FC Vizela ligado à corrente com mais uma bela defesa, antes de ver o colega Tiago Pereira desperdiçar uma belíssima chance para empatar.

O tempo começava a escassear e o Gil Vicente ficou perto de sentenciar as esperanças azuis com um remate de Gui Pereira ao poste, mas o resultado não viria a sofrer mais alterações.

Desfecho amargo para os bravos vizelenses, que muito lutaram e trabalharam para merecer outra sorte, no entanto, a tarde não trouxe a eficácia demonstrada em tantos outros momentos.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 0-1 Gil Vicente FC

Local: Campo de Jogos do CCD de Santa Eulália (Santa Eulália – Vizela)

Árbitro: João Carvalho (AF Braga)

Assistentes: André Duarte e João Lamela

4º Árbitro: José Barbosa

FC Vizela: Pedro Dinis; Tiago Leite (João Mendes, 77’), Roberto (C), Zé Diogo e Gonçalo Dias (Zé Miguel, 77’); Castro (Gui, 60’), João Diogo e Reis, Santana (Juca, 77’), Dani (Tiago Pereira, 52’) e Gabi.

Suplentes não utilizados: Saldanha e Sales.

Treinador: Sérgio Rafael

Gil Vicente FC: Bruno, Kiko, Junqueira, Barreto, Girardin, Gui Beleza, Rafa, Ramos (Ricardo Martins, 50’), Fábio Martins (Gui Pereira, 65’), Maia (C) e Meotti (Silveira, 80’+4’).

Suplentes não utilizados: Rodrigo, Ivo Gonçalo, Pedro Carvalho, Diogo Soucasaux.

Treinador: Frederico Xavier

Golo: Meotti (30’).

Cartões Amarelos: Castro (37’), Maia (64’), Reis (72’), Kiko (72’) e Zé Diogo (74’).