Gala do Desporto: cinco prémios e a memória de todos

FC Vizela distinguido em várias categorias pelos seus pares na Gala organizada pela Câmara Municipal de Vizela, que homenageou ainda a primeira equipa do clube a jogar na I Divisão, em 1984/85.

A noite foi de gala, de homenagens e emoções. A Gala do Desporto da Câmara Municipal de Vizela realizou-se esta terça-feira, depois da interrupção de dois anos motivada pela pandemia de covid-19. Com o objetivo de lembrar todo o desporto que se pratica no concelho e assinalar as conquistas mais relevantes do último ano civil, a autarquia colocou a votos nove categorias, com nomeados e votações escolhidos entre as associações desportivas e clube do concelho.

O FC Vizela, que viveu em 2021 um ano verdadeiramente singular, acabou por recolher a maioria dos troféus: cinco das nove categorias a votos. O atletismo foi o primeiro a subir ao palco para receber o troféu referente à Equipa Jovem do ano. Subiram todos os jovens atletas e treinadores. Nomeados também estavam a KTF Team/FC Vizela e os Sub-17 do Desportivo Jorge Antunes.

Seguiu-se o futebol. João Pedro, capitão da equipa que subiu de divisão em 2020/21, recebeu em nome do grupo o prémio para Equipa Sénior do ano, para a qual também estavam nomeadas a equipa sénior feminina da AD Jorge Antunes e a equipa sénior masculina do A.D. S.Paio SC. . Antes de discursar, chamou os outros capitães presentes: Ivo Gonçalves, Kiki Afonso, Samu, Marcos Paulo e Cassiano. No discurso, o atual Team Manager optou por partilhar o louvor com todo o plantel e agradeceu aos Vizelenses o apoio constante que a equipa sente. Seguiu-se o Mérito Desportivo, que também ficou para Equipa que subiu de escalão. Pedro Albergaria, Diretor Desportivo, representou o grupo e lembrou que se o prémio fosse entregue a Fernanda Costa (Minigolfe) ou Salomé Rocha (Atletismo), as outras nomeadas, também seria bem entregue. Albergaria aproveitou ainda para homenagear os adeptos e garantiu que se qualquer vizelense estivesse naquele palco também seria justo, tal a importância dos mesmos nas conquistas.

Por fim, dois prémios individuais. Álvaro Pacheco foi, naturalmente, o Treinador do Ano. O mister convocou ao palco toda a sua equipa técnica, com quem começou por partilhar o momento. Depois, num discurso emocionado, apontou que se sente adotado pela cidade e agradeceu ao Presidente do Município, Victor Hugo Salgado, como forma de esticar o Obrigado à cidade. Num discurso tocante, lembrou os pais, os filhos e a família que o suportam e de quem sente muito orgulho, esperando que o mesmo aconteça em sentido inverso. Seguramente que sim, míster. Estela Torres (Futsal na AD Jorge Antunes) e João Pedro Coelho (Futebol) também foram nomeados. Já Diogo Godinho, presidente da SAD, fechou a cerimónia como Dirigente do Ano. Os parabéns foram extensíveis a José Antunes (Desportivo Jorge Antunes) e Nuno Ferreira (AD S. Paio SC). O presidente do FC Vizela foi lembrado pelos resultados e pela obra feita, mas preferiu falar do presente e do futuro. E esse começa no domingo, com o Marítimo, jogo para o qual fez um apelo a toda a plateia: é para comparecer em força.

Diogo Godinho acabaria por subir ao palco logo de seguida, novamente, acompanhado por Eduardo Guimarães, presidente do clube, ambos para participarem numa iniciativa do Município, pensada pelo líder Victor Hugo Salgado. O edil ousou homenagear a equipa do FC Vizela que, em 1984/85, participou na I Divisão, então sem campo próprio nem presidente da Câmara a quem agradecer, como lembraria José Romão, então treinador, no momento do discurso. Faria, o capitão, agradeceu a possibilidade de, mais de 35 anos depois, o grupo se poder voltar a reunir para conviver e recordar um ano tão marcante. O Prémio Memória, assim lhe chamou a CM Vizela, foi o mais tocante da noite. Cada jogador de 1984/85 recebeu uma camisola com o seu nome, oferecida pelo FC Vizela. A saber: Faria, Sérgio Coelho, Perrichon, Pita, Guerra, Salvador, Teixeira, José Romão, Miguel, Rochinha, Maurício, Caldas, Toni, Roque, Berto, Barbosa, Adélio e Manuel Correia.

Resta apontar a excelente organização da Gala por parte do Município, a presença musical de Tânia Sampaio, Azeitonas e P21 e parabenizar todos os outros nomeados, especialmente os vencedores. Nas categorias não descritas ainda foram: Alexandre Mendes (Patinador), como Atleta Juvenil do Ano),  Maria Carvalho (KTF Team/FC Vizela), como Revelação; Salomé Rocha (Atletismo) como Atleta Sénior, Vizela Corre como Associação Desportiva.