Noite à Vizela rende ponto na Luz

O FC Vizela dominou durante 70 minutos, saiu a ganhar por Cassiano e até podia ter matado o jogo. Reação forte do SL Benfica vale empate e depois Pedro Silva segurou o ponto.

Foi um ponto na casa do SL Benfica, mas a verdade é que até podiam ter sido três. A verdade é que o FC Vizela jogou de forma perfeitamente tranquila e soube gerir o jogo, com ascendente sobre o SL Benfica, até aos 70 minutos de jogo. Depois, a natural pressão de um adversário que joga por outros objetivos acabou por ser fatal e tirar um triunfo em que a equipa acreditou sempre.

O início do jogo é muito bom para a nossa equipa. E, a bem da verdade, diga-se que a expulsão de Taarabt, aos 7’, por pisão sobre Sarmiento (em estreia no onze titular) ajudou a isso. Perfeitamente confortável com bola e a jogar olhos nos olhos com o SL Benfica, foram mais as nossas aproximações à área do que propriamente as do adversário. Ainda assim, ao intervalo, dois lances claros de golo para duas defesas brilhantes dos guarda-redes: Sarmiento, aos 35’, obrigou Vlachodimos a voar, Pedro Silva brilhou depois, após cabeceamento de Darwin. Foi a primeira das quatro grandes defesas do nosso guarda-redes.

O intervalo não mudou muito o jogo, a não ser na objetividade do FC Vizela, que era mais perigoso e agora a rondar com imenso perigo a baliza adversário. Marcos Paulo só por milagre não chega a tempo de empurrar para golo um cruzamento de Cassiano. Kiko Bondoso também ficou perto de cabeça e Nuno Moreira ameaçava de longe e noutra ocasião já bem perto da pequena área, mas o remate saiu à figura. Foi sem surpresa que chegámos ao golo, numa jogada trabalhada à direita por Claudemir, Kiko Bondoso e Koffi, com o último a cruzar na perfeição para um vólei de Cassiano. Foi a explosão dos 150 adeptos que nos apoiavam.

Depois, as lesões de Koffi e Bruno Wilson (ambos foram substituídos) e alguma contestação do SL Benfica à equipa de arbitragem levantou o público encarnado, até então adormecido e isso empurrou o SL Benfica para 20 minutos de pressão que o FC Vizela foi aguentando com estoicidade, sem nunca deixar de sair em contra-ataque e até com oportunidades para ter matado o jogo, especialmente por Cassiano. Não foi assim. Meité atirou à trave num primeiro sinal e o SL Benfica empatou aos 75’, por Henrique Araújo, na ressaca de uma bola defendida por Pedro Silva, e dispôs depois de mais lances de golo por Darwin e Rafa, mas no segundo caso Kiki salvou sobre a linha e no duelo particular com o uruguaio, Pedro Silva levou sempre a melhor.

FICHA TÉCNICA

SL Benfica 1-1 FC Vizela

Local: Estádio do Sport Lisboa e Benfica (31.546 espectadores)

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto)

Assistentes: Carlos Campos e Tiago Leandro

4º Árbitro: Flávio Lima (AF Lisboa)

Vídeo-árbitro (VAR) / AVAR: André Narciso (AF Setúbal) / Paulo Brás

SL Benfica (4x4x2): Vlachodimos; Valentino Lázaro, Morato (Henrique Araújo, 74’), Vertonghen (C) e Grimaldo; Diogo Gonçalves (Meité, 64’), Taarabt, Weigl e Rafa; Darwin, Gonçalo Ramos (Everton, 88’).

Suplentes não utilizados: Hélton Leite, João Mário, Gil Dias, André Almeida, Paulo Bernardo e Tomás Araújo.

Treinador: Nélson Veríssimo

FC Vizela (4x3x3): Pedro Silva; Koffi (Richard Ofori, 69’), Bruno Wilson (Aidara, 72’), Anderson e Kiki; Claudemir, Rashid (Marcos Paulo, 45’) e Samu (C); Kiko Bondoso, Cassiano e Sarmiento (Nuno Moreira, 45’; Alex Méndez, 88’).

Suplentes não utilizados: Charles, Zohi, Friday Etim e Schettine.

Treinador: Álvaro Pacheco

Golos: Cassiano (65’) e Henrique Araújo (75’).

Cartões Amarelos: Rashid (11’), Bruno Wilson (16’), Kiki (45’), Darwin (64’), Kiko (77’), Grimaldo (85’), Alex Méndez (90’) e Claudemir (90’+5’).

Cartão Vermelho: Taarabt (7’).

“Jogámos olhos nos olhos, ninguém rematou tanto contra o SL Benfica e controlámos até aos 70 minutos. O empate acaba por se ajustar, mas fizemos um grande jogo e podíamos ter ganho.”

Álvaro Pacheco (Treinador do FC Vizela)

“As pessoas de Vizela devem estar orgulhosas de nós. Queríamos ganhar, mas um ponto com o SL Benfica ajuda no nosso objetivo.”

Pedro Silva (Guarda-redes do FC Vizela)