Sub-23 cedem empate no último instante

Jogo teve ascendente do FC Vizela, que marcou pelo inevitável Friday. Vitória SC carregou nos minutos finais e foi premiado no tempo extra.

O FC Vizela não conseguiu bater o Vitória SC em jogo em atraso da 3ª jornada deste apuramento para a Taça Revelação apesar de ter estado quase toda a segunda parte a vencer. O golo do empate, já em período de descontos, caiu como um balde de água fria, embora o empate acabe por reforçar a liderança nesta segunda fase da prova e aumentar para quatro pontos a distância sobre o segundo classificado, no caso o FC Famalicão.

O jogo começou com uma excelente ocasião do Vitória. João Pinto, à saída de Baldé, faz um chapéu, mas a bola sai à trave. Resposta pronta do Vizela aos 5′, por Etim. De cabeça, após canto de Hugo Oliveira, o nigeriano cabeceia com muito perigo. De seguida, o líder desta fase da Liga Revelação assumiu o jogo e passou a dispor da bola na maior parte do tempo, mas ocasiões de golo eram muito escassas. A exceção aconteceu aos 35′ e logo a dobrar. Primeiro por Ventura, que desperdiçou na cara de Antal após ser lançado com um grande passe de Hugo Oliveira. Na sequência do canto foi David Martins a errar a baliza por pouco.

Estavam por cima os da casa e capitalizaram esse momento para ganhar confiança e desenvolver algumas das melhores jogadas do encontro nessa fase. O exemplo melhor é a combinação entre Maviram e Etim que terminou com remate do primeiro. Não saiu exatamente perto, mas foi bonito. O melhor que o Vitória SC conseguiu até ao intervalo foi ameaçar de livre direto, por Vidazinha. Baldé resolveu.

O segundo tempo não trouxe nada de novo, além da eficácia. E por quem? Friday Etim, o suspeito do costume. E vão 12 golos. Desta feita com um chapéu ao guarda-redes aos 55′. No minuto seguinte, triangulação entre Ventura, Etim e João Ricardo, com este, isolado, a falhar o 2-0. Da mesma forma, Etim desperdiçou um segundo chapéu e a seguir foi Ventura a dobrar, na segunda das quais no 1×1 com Antal, que fez uma excelente intervenção para canto. Tudo num espaço de 15 minutos, os melhores do Vizela no jogo.

As substituições acabaram por descaracterizar o jogo e parti-lo, algo que nunca é benéfico para quem está em vantagem, como era o caso do FC Vizela. E foi assim que Vitória lá teve finalmente reais ocasiões de golo. Baldé salvou três com fantásticas defesas, mas foi incapaz de parar a última, na recarga a mais uma intervenção. Rúben Cardoso foi o herói vitoriano.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela – Vitória SC

Local: Estádio do CD Aves

Árbitro: João Loureiro (AF Viana do Castelo)

Assistentes: Ivan Alves e Diogo Ribeiro Lima

FC Vizela (4x3x3): Manuel Baldé; Hugo Oliveira, David Martins, Adeyemo, Maviram; Mohammed, Sérgio Meireles (Jota 71′), Rúben Amaral (Seco Sani 90+3′), João Ricardo (Calvin 90+3′), Friday Etim (Pedro Marques 80′), Ventura (Hassan 71′)

Suplentes não utilizados: Mosca, Seco Sani, Maga, Mosquera, Wilson Oliveira, Calvin

Treinador: Nuno Braga

Vitória SC (4x3x3): Antal; Ouattara, Marcos (Botelho 46′), Rúben, Sylvestre; Figa, Pedro Silva (Henrique 46′), Nogueira (C) (Chico 62′); João Pinto (Etienne 81′), Mané e Vidazinha (Ferreira 62′)

Suplentes não utilizados: Dutra, Mutombo, Abel, Elias, Amado

Treinador: Miguel Lopes

Golos: 1-0 Friday Etim (55′), 1-1 Rúben Cardoso (90+3′)

Cartões Amarelos: Figa (27′), Marcos (43′)

Cartões Vermelhos: Nada a assinalar