Uma lição de eficácia

O FC Vizela entrou melhor, mas o Sporting marcou nas duas primeiras oportunidades. Os baldes de água fria não nos derrubaram, mas voltou a faltar frieza na definição. A derrota por 0-2 não deslustra a nossa equipa, que deu tudo e merecia ter marcado.

O FC Vizela falhou o regresso aos triunfos, mas não foi por falta de oportunidades. Curiosamente, além de termos disposto de umas quantas, também dispusemos das primeiras. Cann, bem cedo, lançado por Alex Méndez, esgueirou-se pela direita e bateu em arco, mas um voo espetacular de Adán evitou o primeiro. Nessa fase, já o Sporting podia estar a jogar com 10. Coates viu apenas amarelo numa entrada imprudente aos 3 minutos. O FC Vizela mandava no início do jogo e dominou completamente o primeiro quarto de hora.

Só depois o Sporting equilibrou e entrou no jogo, mesmo assim, sem muitos lances dignos de registo. O primeiro até nasce de uma perda de bola da nossa parte. Depois há mérito dos leões na construção de uma jogada que termina com um remate bem colocado de Pedro Gonçalves. Estavam decorridos 28 minutos e a verdade que o Sporting podia ter feito o 0-2 logo a seguir, mas Pedro Silva evitou isso na cara de Paulinho. Porém, a crescer e em contraciclo com o FC Vizela, abalado pelo injusto 0-1, o Sporting aumentou ainda antes do intervalo. Sarabia volta a estar no início da jogada, Nuno Santos assiste, Daniel Bragança marca.

A nossa equipa entrou na segunda parte disposta a tudo para marcar e reentrar na discussão do marcador. Aos 51′, jogada de Kiko Bondoso na esquerda a solicitar a entrada de Alex Méndez, que, em espaço frontal, atirou por cima. Seguiram-se momentos de identidade vizelense, pressão na saída do Sporting e a natural exposição que os leões aproveitaram para tentar chegar ao terceiro golo. Pedro Silva foi resolvendo e dando tempo aos nossos atacantes para reduzirem, mas o dia voltou a não ser nosso em matéria de eficácia…

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 0-2 Sporting CP

Local: Estádio do Futebol Clube Vizela (3.800 espectadores)

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria)

Assistentes: Pedro Mota / Pedro Martins

4º Árbitro: David Silva (AF Porto)

Vídeo-árbitro (VAR) / AVAR: António Nobre / Nélson Pereira

FC Vizela (4x3x3): Pedro Silva; Koffi, Aidara, Kiki e Ofori; Claudemir (Raphael Guzzo, 63’), Zag (C) (Nuno Moreira, 81’) e Alex Méndez; Cann (Cassiano, 45’), Schettine e Kiko Bondoso.

Suplentes não utilizados: Charles, Igor Julião, Maviram, Ventura, Tomás e Etim.

Treinador: Álvaro Pacheco

Sporting CP (3x4x3): Adán; Gonçalo Inácio, Coates (C) e Matheus Reis; Ricardo Esgaio (Gonçalo Esteves, 74’), Palhinha (Ugarte, 74’), Daniel Bragança (Matheus Nunes, 89’) e Nuno Santos; Pedro Gonçalves (Bruno Tabata, 81’), Paulinho e Sarabia (Tiago Tomás, 89’).

Suplentes não utilizados: João Virgínia, Feddal, Luís Neto e Rúben Vinagre.

Treinador: Rúben Amorim

Golos: Pedro Gonçalves (28’) e Daniel Bragança (42’).

Cartões Amarelos: Coates (3’), Palhinha (69’), Kiki (74’), Nuno Santos (90’), Raphael Guzzo (90’) e Cassiano (90′).

“Entrámos muito bem, sofremos num erro e o jogo mudou; mas criámos muitas ocasiões. A falta de eficácia foi decisiva”

Álvaro Pacheco (treinador do FC Vizela)

“A segunda volta não começou como queríamos, mas nunca desistimos. Estamos unidos e já pensamos no jogo que se segue”

Kiki (jogador do FC Vizela)