Sub-23 na luta pela fase final

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Segundo triunfo consecutivo, agora sobre a Académica (2-1), deixa a equipa a depender apenas de si própria para atingir um dos três primeiros lugares desta fase da Liga Revelação. Friday Etim e João Ricardo marcaram.

O FC Vizela engatou a segunda vitória consecutiva na Liga Revelação e, mesmo sem subir qualquer lugar na classificação, voltou agora a estar dependente apenas de si própria para chegar à segunda fase no grupo dos primeiros, aqueles que vão disputar o título nacional de Sub-23. Com 11 pontos, tantos como os do Vitória SC, a equipa está agora apenas a dois pontos do Leixões SC e a cinco do FC Famalicão, que tem um jogo a mais. Os próximos três jogos são contra os adversários diretos…

Os primeiros 15 minutos do jogo não foram propriamente bem jogados, com a bola a não sair do espaço central em condições de os ataques desenvolverem, depois, melhores jogadas. O FC Vizela cresceu a seguir, especialmente pela direita. Hugo Oliveira e Ventura combinaram bem, mas o avançado chegou atrasado e não conseguiu bater à baliza. Pouco depois (25′) é Hassan, num remate de longe, que quase marca. A bola saiu ao lado. Contra a corrente, porém, e de livre direto mas muita felicidade, Pavlic coloca a Académica em vantagem. A bola desvia na barreira do Vizela e trai Baldé.

A reação vizelense foi pronta, mas o vento complicava e as decisões nem sempre foram as melhores. Antes ainda do intervalo, porém, um lance importante para o que se seguiria. Carlos Silva foi expulso por ver dois amarelos em três minutos, o segundo deles a queimar os 45′ por falta perigosa sobre João Ricardo. Do livre nada resultou, mas a Académica ficou reduzida a 10 elementos.

A segunda parte foi, em tudo, diferente. Muito melhor o FC Vizela a carregar desde o início e à procura do empate. Não estava fácil acertar com a baliza, mas isso mudou com a entrada de Friday Etim, que acaba por se cotar com o melhor em campo pela influência que teve na reviravolta. Cinco minutos depois de entrar em campo, o avançado nigeriano recebe de costas, ajeita sem deixar a bola cair, vira-se e faz um golaço. Empate refeito e desfeito três minuto depois, na melhor jogada coletiva do encontro que passa por alguns vizelenses até a bola entrar em Etim, que desmarca João Ricardo. Isolado, o capitão faz o 2-1.

Tentou reagir a Académica e o jogo acabou por se partir, com as melhores ocasiões a continuarem a ser do FC Vizela. Primeiro por Pedro Marques que, isolado após ser lançado por Friday (outra vez ele), permitiu a defesa de Bernardo Santos. Depois foi o próprio Etim a perder espaço de remate já após ter tirado o guarda-redes da Académica do caminho. A Académica só ameaçou realmente já no período de descontos. Um corte providencial de Mohammed acabou por conservar o triunfo que devolve a equipa à luta pelo apuramento para a disputa do título.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela – A Académica Coimbra

Local: Estádio do CD Aves

FC Vizela (4-3-3): Manuel Baldé; Hugo Oliveira (Freitas 87′), David Martins, Mohammed, Maviram; Serginho (Jota 72′), Rúben Amaral, João Ricardo; Hassan (Seco Sani 87′), Ventura (Friday Etim 58′) e Calvin (Pedro Marques 72′)

Treinador: Nuno Braga

Suplentes não utilizados: Mosca; Adeyemo, Luiz Neto, Leandro Maio

Académica: (3-5-2) Bernardo Santos; Pablo Veloso, Matheus Palmerio, Carlos Silva; João Simões, Tomás Rosete (Gabriel Diniz 77′), Vasco Gomes (c), Pavlic, Vagarinho; João Guilherme (Diogo Costa 45+1′) e Luca Cifarelli (Leonardo Silva 77′)

Treinador: Miguel Carvalho

Suplentes não utilizados: Pedro Santos; Gabriel Sarti, Gonçalo Almeida, Hugo Costa, Jorge Nuno, Freddy

Golos: 0-1 Pavlic (28′), 1-1 Friday Etim (63′), 2-1 João Ricardo (66′)

Cartões Amarelos: Serginho (28′), João Ricardo (38′), Luca Cifarelli (42′), Carlos Silva (43′ e 45′), Maviram (70′)

Cartões Vermelhos: Carlos Silva (45′ por acumulação)

“A Académica marcou no primeiro remate, nós não reagimos bem. As substituições na segunda parte deram-nos vantagem, especialmente nos apoios frontais. E assim fizemos golos e voltamos a entrar na luta por ter esperanças de chegar à segunda fase”.

Nuno Braga (Treinador do FC Vizela Sub-23)
ClassificaçãoClubeJogosPontos
1SC Braga1025
2Rio Ave FC917
3FC Famalicão1016
4Leixões SC913
5Vitória SC911
6FC Vizela911
7Académica101