Responsabilidade Social do FC Vizela premiada

Fundação do Futebol, da Liga Portugal, entregou distinção ao FC Vizela e ao FC Famalicão por ação conjunta em outubro. “Unidos por uma causa” é o nome do projeto desenvolvido.

O FC Vizela e o FC Famalicão partilharam o prémio de Responsabilidade Social de outubro em consequência do projeto “Unidos por uma causa” que desenvolveram em semana de jogo entre os dois emblemas. Na altura, Koffi (FC Vizela) e Riccielli (FC Famalicão) estiveram juntos e gravaram um vídeo promocional em que apelaram à compra do Pirilampo Mágico para, assim, ajudarem a ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social C.R.L., que trabalha com utentes que carecem de especial atenção e apoia crianças com deficiência ou carências económicas.

A iniciativa foi ampliada pelo facto de os emblemas terem vestido a mesma camisola no dia do jogo e, depois, angariado fundos com a venda de Pirilampos Mágicos nas respetivas lojas. No total foi entregue o valor de 2 mil euros aquela instituição, numa segunda ação com a presença de Ricielli e Guzzo.

Na sede da Liga, Diogo Godinho, presidente da SAD do FC Vizela, partilhou o momento com Miguel Ribeiro, líder da SAD do FC Famalicão. A distinção foi entregue por Tiago Madureira, diretor executivo da Liga.

Diogo Godinho: “O FC Vizela tem esta forma de estar e logo acedeu ao repto lançado pelo FC Famalicão. Semana após semana os adversários são diferentes, mas apenas dentro de campo. Somos tidos como exemplo e temos de evidenciar a amizade fora de campo sempre que pudermos, quer em ações individuais ou em iniciativas conjuntas. Juntos somos mais fortes e conseguimos alcançar muito mais pessoas em prol do bem comum. O FC Vizela tem sido solidário, já o foi na época passada e participou este ano noutras ações, com a AIREV, instituição local, e a Liga Portuguesa contra o Cancro, entre outras que estão em marcha”.

Miguel Ribeiro: “A nossa intervenção e presença na comunidade tem de ser positiva e agregadora na perspetiva do auxílio. O futebol tem a capacidade de mover massas, de apaixonar e também de dar muito do que recebe. O futebol é uma grande bandeira do nosso País e, efetivamente, faz e cuida das pessoas. O facto de termos acionado esta campanha em dia de jogo é diferenciador, sim, mas, além da competição, há sempre a relação social. As pessoas olham, admiram e gostam do futebol o que obriga os intervenientes a ter este comportamento positivo, agregador e de fair-play”.

Tiago Madureira: “É um particular orgulho ver campanhas como esta em que há convergência entre mais que uma Sociedade Desportiva. A ação é tão mais meritória pelo facto de ter-se expandido para o dia do jogo. Ou seja, passaram a mensagem de que, independentemente, do que os afasta dentro de campo, há também muitos pontos de convergência nos quais os clubes podem trabalhar em conjunto. Sendo adversários dentro das quatro linhas podem unir-se por causas maiores. FC Famalicão e FC Vizela estão de parabéns. Que sirvam de exemplo futuro”.

Recorde o vídeo desta campanha: