Liga Revelação: Vitória em casa do Rio Ave

Golo de Tiago Ventura e uma grande exibição de Manuel Baldé no regresso aos triunfos dos Sub-23

A formação de Sub-23 do FC Vizela defrontou o Rio Ave FC nesta tarde de quinta-feira, a contar para a jornada 10 da Liga Revelação. O adversário, atual segundo classificado do Grupo A da competição, inspirava respeito e pretendia manter o registo invencível em casa. Já a formação do Vizela havia perdido o último jogo em casa frente ao líder, o SC Braga. 

Apesar dos momentos diferentes, o FC Vizela foi quem entrou melhor entrou a pressionar a equipa do Rio Ave. O golo surge logo aos 8 minutos de jogo e sai dos pés do avançado Tiago Ventura, que aproveitou um cruzamento perfeito de Kinglord Safo, que desenvolveu uma jogada em velocidade pelo corredor esquerdo. Uma entrada confiante da equipa e ,até ao momento, uma exibição que nada correspondia à posição na tabela classificativa.

Porém, ao minuto 35, a expulsão de Kinglord Safo obrigou a formação do FC Vizela a abrandar o ritmo de jogo. A ação disciplinar decorreu de uma jogada atacante do Rio Ave na procura pela profundidade do avançado Agostinho e a entrada imprudente de Safo reduziu o Vizela a 10 jogadores. A equipa do Rio Ave beneficiou assim de um livre direto batido por Leandro Alves, mas uma grande defesa do guarda-redes Manuel Baldé impede o primeiro golo da formação da casa. Foi a primeira, aliás, de um jogo perfeito do guardião, que ainda recentemente esteve na Seleção da Guiné Bissau.

O treinador do FC Vizela, Nuno Braga, optou por retirar Ventura, já com um amarelo, para lançar Leandro Maio com o objetivo de oferecer equilíbrio à sua equipa a nível defensivo e segurar o resultado até ao intervalo de jogo.

O Rio Ave entrou para a segunda parte com as linhas mais subidas e com pressão alta. Do lado visitante, o Vizela não conseguia criar muitas situações ofensivas. O camisola 10 dos vizelenses, João Ricardo, procurou ainda incomodar a equipa adversária e ganhar algum terreno de jogo para que a sua equipa pudesse avançar e tentar responder ofensivamente. Mas já era o Rio Ave que criava mais perigo…

Aos 67 minutos de jogo, o árbitro apita para uma grande penalidade a favor dos visitados, por considerar que Hassan jogou a bola com o braço. Manuel Baldé faz mais uma grande defesa e dá esperanças ao FC Vizela de conseguir o primeiro triunfo da época fora de casa. A formação de Vila do Conde tenta reagir emocionalmente depois de um penálti falhado, mas não consegue. Apesar de várias bolas lançadas para a nossa área e de uma ou outra bola parada perigosa, o FC Vizela segurou um triunfo que espelha o espírito coletivo da equipa. No próximo jogo, a formação Sub-23 do FC Vizela irá receber a Académica OAF. O jogo é a 27 de Novembro, pelas 11 horas. 

FICHA TÉCNICA

Rio Ave FC 0-1 FC Vizela

Local: Estádio Cidade de Lordelo

Rio Ave FC: Magrão; Ruca; Luca; Darlan Zulu; Rui André (Luís Pinto 71’); Rodrigo Guedes; Leandro Mondlane (Chico 45’); Agostinho; Figo (Diogo Silva 35’); Pipo (Zé Augusto 56’).

Suplentes não utilizados: Heitor; Jorge; Castro; Soares; Lucas Sousa.

Treinador: Marco Paiva

FC Vizela: Manuel Baldé; David Martins; Emma Adeyemo; Tiago Freitas; Abdul Mohammed; Rúben Amaral (Jota Rego 86’); Kinglord Safo; João Ricardo (Sérgio Meireles 86’); Tiago Ventura (Leandro Maio 38’) ; Hassan Usman (Friday Etim 71’); Calvin Tshilumba.

Suplentes não utilizados: Hugo Mosca; Lucas Leite; Pedro Marques; João Lopes.

Treinador: Nuno Braga

Golos: Tiago Ventura (8’)