FC Vizela supera Cova da Piedade e trepa na tabela

O FC Vizela deu mais um importante passo na sua caminhada nesta Liga Portugal 2, ao receber e vencer a formação do Cova da Piedade, por duas bolas a uma.

A equipa vizelense transpira confiança, foi intensa à sua imagem, criou muito mais oportunidades para marcar que o seu opositor, pelo que a vitória não sofre qualquer contestação.

Foi o terceiro triunfo consecutivo e o sétimo encontro a pontuar na competição, saltando à vista de todos o crescimento coletivo e a determinação inesgotável dos azuis de Vizela.

O primeiro tempo iniciou-se com o FC Vizela ao ataque. Estavam decorridos apenas 4’ e já Tavinho ameaçava a baliza piedense, após excelente combinação entre Cann, Samu e Cassiano.

Seguiu-se nova investida, desta vez de Cassiano, que recuperou uma bola sobre o lado esquerdo e viu Adriano Facchini defender-lhe o remate de ângulo apertado.

De resto, Cassiano esteve fantástico no trabalho de equipa, impulsionando-a muitas vezes para o ataque, como aconteceu aos 15’, numa jogada que o próprio iniciou e concluiu.

Imparável a desbravar caminho, Cassiano jogou para Tavinho, este abriu para o capitão João Pedro, que devolveu a bola de bandeja ao avançado brasileiro para um cabeceamento triunfal.

Estava desmontada a estratégia do Cova da Piedade, equipa que povoava bastante a sua zona defensiva, obrigando, assim, à abertura de novos espaços.

Os vizelenses estavam por cima e criavam novas possibilidades de golo. Kiki ensaiou o remate de fora da área, Tavinho cabeceou ao lado e André Soares, com um grande remate, proporcionou defesa incompleta a Adriano Facchini, aos 20’, 22’ e 39’, respetivamente.

Sem que nada o fizesse prever, até porque, antes disso, rematara uma única vez por Arnold, de meia distância, o Cova da Piedade alcançou a inesperada igualdade no marcador.

Foi outra vez Arnold, atleta que se notabilizou no Vitória de Setúbal, a estar na jogada, endossando o esférico a João Vieira, jogador que representou o FC Vizela em 2016/2017, para o 1-1, já no tempo adicional da primeira parte.

Antes do intervalo, os vizelenses podiam ter voltado à vantagem. Primeiro, foi Cassiano a rematar forte às malhas laterais, na sequência de um arremesso manual, depois, foi Tavinho, em excelente slalom, a contornar vários adversários e a rematar com estrondo ao poste.

No reatamento, a turma de Álvaro Pacheco entrou claramente apostada em recuperar a dianteira do marcador o mais rapidamente possível.

E só não o fez mais cedo, porque Adriano Facchini, guarda-redes que conquistou uma Taça de Portugal pelo Desportivo das Aves, foi adiando o que pôde. Exemplo disso, aos 48’, Marcos Paulo, na passada, surgiu para o colocadíssimo remate, obrigando-o a grande intervenção.

Do canto resultante, Adriano Facchini voltou a levar a melhor, antecipando-se a Marcos Paulo, depois de um primeiro cabeceamento de Matheus.

O jogo estava muito interessante e o Cova da Piedade também testou a atenção da defensiva azul, nomeadamente, num desvio subtil de cabeça de João Vieira, aos 60’.

O sinal mais continuava, contudo, a pertencer ao FC Vizela que, com naturalidade, recuperou a vantagem aos 67’, por intermédio de Samu. Bela finalização do médio que tem sido um dos grandes motores desta bonita campanha, sem esquecer o grande trabalho e visão de Cassiano.

Até final, praticamente só deu FC Vizela com Adriano Facchini a salvar a sua equipa de um desfecho mais desnivelado.

Aos 74’, Kiki, que lhe tem tomado o gosto, encontrou espaço à entrada da área e encheu o pé para mais uma bomba, com o guardião contrário a responder com defesa apertada.

Três minutos depois, foi João Pedro a cruzar, Tavinho a receber e, à meia volta, a obrigar Adriano Facchini à defesa da noite. Mais um indicador do grande momento que o extremo vive.

A intenção do terceiro golo voltaria a ser travada a Kiki pelo guarda-redes dos piedenses, aos 89’, com o resultado a subsistir até ao derradeiro apito.

Uma vitória plenamente justificada que, aliada aos resultados de outros adversários, possibilitou à equipa vizelense trepar na tabela até ao 4.º lugar da Liga Portugal 2.

No final da partida, Álvaro Pacheco dedicou a vitória ao capitão João Pedro, que fez a sua estreia esta temporada em jogos do campeonato: «Fizemos mais um grande jogo. Estes três pontos são dedicados a todo o grupo, mas particularmente, ao nosso capitão. Ele espelha bem o que é o FC Vizela», começou por referir o técnico.

«É um orgulho muito grande ver esta equipa a crescer desta forma. Estamos felizes pela conquista destes três pontos, mas sabemos que os mais importantes serão os próximos», rematou Álvaro Pacheco numa alusão já ao próximo desafio frente ao Penafiel, em casa.

O encontro que vai opor vizelenses e durienses está agendado para as 17:00 horas do próximo sábado, dia 16 de Janeiro, e será transmitido pelo Canal 11.

 

Ficha Técnica

FC Vizela 2-1 CD Cova da Piedade

Local: Estádio do Futebol Clube de Vizela

Árbitro: David Silva (AF Porto)

Assistentes: Bruno Rocha e André Costa

4º Árbitro: Marco Pereira (AF Aveiro)

FC Vizela: Pedro Silva; João Pedro (C), Matheus, Aidara e Kiki; Marcos Paulo, André Soares (Ericson, 82’) e Samu; Cann (Kiko Bondoso, 63’), Cassiano (Diogo Ribeiro, 89’) e Tavinho.

Suplente não utilizado: Ivo Gonçalves, Manuel Baldé, Cardozo, Marcelo, João Pais e Ofori.

Treinador: Álvaro Pacheco

CD Cova da Piedade: Adriano Facchini; Gonçalo Tavares, Zarabi (Yan Victor, 34’), Simão Júnior e Alex Kakuba; Thabo Cele (Hugo Machado, 75’), Pepo e João Patrão (C); Arnold (Wilson Kenidy, 75’), João Vieira e Femi Balogun (João Oliveira, 65’).

Suplentes não utilizados: Céber Santana, Robson, Hugo Firmino, Gonçalo Maria e Filipe Maio.

Treinador: Ricardo Aires

Golos: Cassiano (15’), João Vieira (45’+2’) e Samu (67’).

Cartões Amarelos: Thabo Cele (37’) e Tavinho (80’).