FC Vizela recebe Varzim esta terça-feira

É o encontro que assinala a despedida oficial de 2020, um ano marcado profundamente pela pandemia, mas que, em termos desportivos, acabou por ser também marcante para o FC Vizela, com o regresso dos azuis aos campeonatos profissionais.

Ditou o destino que o último oponente do ano fosse o Varzim, um histórico emblema que, muito recentemente, em pleno dia de Natal, celebrou o seu 105.º aniversário.

Desportivamente, o Varzim atravessa uma série negativa de resultados, que, na Liga Portugal 2, se prolonga desde a ronda inaugural, na qual somou a sua única vitória até ao momento.

Os Lobos do Mar chegam a Vizela com uma sequência de quatro dissabores consecutivos, um registo que ajuda a ilustrar a sua situação classificativa: o Varzim ocupa o último lugar da tabela, com apenas seis pontos, sendo que apenas um foi obtido fora de portas (em Chaves).

Já os azuis do emblema da Rainha somam quatro encontros consecutivos sempre a pontuar, o último dos quais no Seixal, diante do Benfica ‘B’ (1-1). Antes, destaque para as vitórias sobre Leixões e Académico de Viseu, com um empate no terreno do líder Estoril Praia pelo meio.

A jogar no seu estádio, o FC Vizela parte à procura da sua terceira vitória (relembre-se que dois dos quatro triunfos aconteceram em Paços de Ferreira, casa emprestada).

Esta será a 20.ª partida entre vizelenses e varzinistas na cidade termal, o que diz muito da forte tradição de jogos entre ambos com um histórico bem equilibrado (três vitórias para cada equipa e quatro igualdades).

Para a Liga Portugal 2, será um reencontro três anos depois de um desafio amargo para os azuis, que saíram derrotados por 2-1, mesmo em cima do apito final.

As boas recordações vêm da época 2007/08, quando o FC Vizela venceu por 3-0, com dois golos de Williams e outro de Neto.

A título de curiosidade, frente a frente, estarão dois treinadores que se conhecem bem. Álvaro Pacheco e Miguel Leal trabalharam juntos no Penafiel, Moreirense e Boavista.

A terminar, refira-se que a partida desta terça-feira, dia 29 de Dezembro, terá pontapé de saída pelas 17:00 horas e será transmitida pelo Canal 11.