FC Vizela triunfa na Madeira e avança na Taça

A equipa de Álvaro Pacheco garantiu a passagem à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, após vencer o Câmara de Lobos, por duas bolas a zero, na ilha da Madeira.

Uma partida que ficou resolvida em momentos verdadeiramente cruciais, a fechar o primeiro tempo e a abrir o segundo, com golos de belo efeito apontados por Samu e Cardozo, respetivamente.

O histórico de confrontos remetia total favoritismo para o FC Vizela, que se apresentou em território insular com nove mudanças relativamente ao alinhamento apresentado na partida anterior.

Fiéis à ideia de jogo consolidada na LigaPro, os jogadores de Álvaro Pacheco, desde muito cedo, comandaram as operações e se acercaram junto da área contrária, embora se saliente a resposta do Câmara de Lobos, posicionalmente organizado e a procurar anular a corrente azul.

Depois de um primeiro quarto de hora de muita luta, a primeira oportunidade no encontro pertenceu a Diogo Ribeiro, que, na pequena área, criou algum perigo com um cabeceamento.

Mais tarde, aos 24’, infelicidade para João Pais. O jovem jogador saiu lesionado e acabou rendido pelo colega Kiko Bondoso, que fez a sua estreia em jogos oficiais esta temporada, depois de, também ele, ter sido apoquentado por uma lesão durante algumas semanas.

A pressão do FC Vizela junto do último reduto do adversário foi crescendo ao longo do tempo e, de igual modo, as oportunidades de golo também começaram a suceder-se.

Aos 29’, na sequência de um canto, Marcelo ficou muito perto de alvejar as redes e, ultrapassada a meia hora de jogo, Tavinho, superiormente servido por André Soares, também espreitou o golo, negado pela defesa apertada de Marco Jesus.

O Câmara de Lobos continuou a tentar suster o futebol mais desenvolvido pelo FC Vizela, mas a força exercida pelos azuis no primeiro momento de pressão não permitia veleidades. Só por uma vez, de meia distância, é que Ernesto Sanchez armou o remate. Estavam jogados 36’.

Do outro lado, adivinhava-se o golo. O capitão João Pedro apareceu nas costas da defensiva a cabecear uma bola cruzada por Cardozo, ao passo que Diogo Ribeiro via os centrais contrários in extremis tirarem-lhe o “pão da boca”.

A bola chegou mesmo a entrar na baliza madeirense aos 45’, mas o lance acabou invalidado por pretensa posição irregular de Tavinho. Prenúncio do que veio a suceder no tempo extra da etapa inicial com Samu, muito bem assistido por Kiko Bondoso, a aplicar um remate de belo recorte, que só parou no fundo das malhas. Foi festejar a abertura do marcador e recolher às cabines.

A segunda metade até começou com um remate enquadrado de Ricardo Fernandes por cima da baliza à guarda de Pedro Silva, mas, rapidamente, o rumo do desafio foi a baliza dos da casa.

Aos 51’, Cardozo fugiu à marcação para marcar de cabeça, após canto, fixando o resultado que haveria de qualificar o FC Vizela para a eliminatória seguinte.

A partir daí, consequência da elevada taxa de humidade, associada à temperatura que se fez sentir e à intensidade imposta no primeiro tempo, o encontro entrou em modo de gestão, com o emblema da Rainha a controlar as incidências e a promover uma boa circulação.

Diogo Ribeiro não deu descanso à defensiva contrária e teve mais duas situações, antes de dar o seu lugar a Cassiano. Samu também procurou o terceiro golo para os vizelenses.

Até final, destaque para a estreia do jovem guarda-redes Manuel Baldé, que substituiu o outro debutante da tarde, Pedro Silva, a par do capitão João Pedro.

À entrada para o período de descontos, Kiko Bondoso seguia isolado em direção ao terceiro golo e Hugo Gouveia não teve alternativa senão sacrificar-se com uma falta sobre a linha limite da grande área, que resultou na sua expulsão direta.

Vitória certa do FC Vizela, que irá assim aguardar o próximo adversário numa eliminatória agendada para 22 de novembro, que já integrará as equipas da Liga NOS.

O próximo encontro do FC Vizela acontece sábado, dia 17 de outubro, às 15:00 horas, diante do Mafra, no Estádio Municipal daquela cidade das imediações de Lisboa. A partida será transmitida via streaming no Match Player da Sport TV.

 

Ficha Técnica

Câmara de Lobos 0-2 FC Vizela

Local: Estádio Municipal de Câmara de Lobos

Árbitro: Marcos Brazão (AF Lisboa)

Assistentes: Pedro Sancho e André Almeida

4º Árbitro: Gonçalo Nunes (AF Lisboa)

Câmara de Lobos: Marco Jesus; Iroha (Xudi, 84’), Lino Graça (C), Paulo Vasconcelos e Hugo Gouveia; Ricardo Fernandes, Carlos Ponte e Dino (Wan Cho, 67’); Cláudio Teixeira (Célio Reis, 46’), Ernesto Sanchez (Vítor Pestana, 56’) e Clemer (Cristiano Vasconcelos, 56’).

Suplentes: Pedro Afonso e Roberto.

Treinador: Rui Oliveira

FC Vizela: Pedro Silva (Manuel Baldé, 85’); João Pedro (C) (Marcos Paulo, 76’), Marcelo, Aidara e Ofori; André Soares, João Pais (Kiko Bondoso, 24’) e Samu; Tavinho, Diogo Ribeiro (Cassiano, 76’) e Cardozo (Cann, 76’).

Suplentes: Kiki e Koffi.

Treinador: Álvaro Pacheco

Golos: Samu (45’+2’) e Cardozo (51’).

Cartões Amarelos: Cláudio Teixeira (22’), Ricardo Fernandes (45’+3’), Aidara (49’) e Célio Reis (69’).

Cartão Vermelho: Hugo Gouveia (90’).

 

Imagem: Roberto Silva (AF Madeira)