Sub-19 derrotados na deslocação ao Vitória SC

Ainda não foi desta que a formação orientada por Ricardo Rocha conseguiu garantir a conquista dos três pontos que tanta falta fazem, numa altura em que a primeira volta da Fase de Manutenção ou Descida do Campeonato Nacional de Juniores (1.ª Divisão) avança rapidamente.

Em Guimarães, na segunda visita da época, o Vitória SC venceu por 2-1, mas o jogo foi sempre muito dividido e ao intervalo registava-se mesmo uma igualdade a uma bola.

Fértil em oportunidades de golo, os vizelenses voltaram a debater-se com o seu “calcanhar de Aquiles”, a finalização, até porque, em termos de jogo, chegaram a superiorizar-se ao seu opositor.

Logo aos 7’, Luís Filipe obrigou Antal Bencze a defesa apertada. Contudo, aos 19’, na sequência de um canto, o Vitória SC aproveitou uma infelicidade de Pierre para se adiantar no marcador.

Os vimaranenses voltaram a criar perigo num cabeceamento de Rúben Marques e, na outra área, ficou a ideia de que Luís Filipe foi carregado em falta por Hélder Sá.

À segunda não houve dúvidas. Uma grande penalidade sobre Florentino permitiu ao capitão João Ricardo igualar a partida com justiça. Estava cumprida meia hora no desafio.

Até ao intervalo, o FC Vizela dispôs de outras duas situações para poder colocar-se na frente do marcador. Pierre rematou à figura e João Ricardo, num livre frontal, atirou a rasar a barra.

Os primeiros momentos da segunda parte foram particularmente ativos. Depois de João Ricardo ter dado trabalho a Antal Bencze na cobrança de um livre, o Vitória SC beneficiou de uma grande penalidade discutível, mas Simão brilhou entre os postes, defendendo o castigo máximo.

Porém, no minuto seguinte (52’), o juiz da partida entendeu que Diogo Barros derrubou Iuri Tavares e, desta vez, Simão não conseguiu evitar a cobrança de Jota para o 2-1.

Inconformados, os vizelenses partiram para cima do adversário e espreitaram nova igualdade em vários momentos. Um excelente remate de Florentino (62’), um cabeceamento perigoso de King Safo (68’) e uma tripla tentativa de João Ricardo, Luís Filipe e Richard foram exemplos disso.

Mas a soberana oportunidade para o 2-2 aconteceu aos 77’. Antal Bencze travou, não só o remate de João Ricardo, como a recarga de Rodrigo, num castigo máximo cometido sobre King Safo.

Até final, Nuno Almeida ainda atirou às malhas laterais, mas o resultado não sofreu mais nenhuma alteração, penalizando, assim, o FC Vizela que merecia trazer pontos da cidade-berço.

Na 2.ª Divisão, os Sub-18 voltaram a não ter contemplações diante do Operário. Depois dos 6-1 da primeira volta, desta vez, os pupilos de João Azevedo preencheram as duas mãos com golos.

Um score que, não só permitiu a conquista de mais uma vitória, a 16.ª da época e a preservação da vantagem pontual na liderança, como também permitiu ultrapassar a barreira dos 100 golos.

A história do encontro ficou, portanto, decidida logo na primeira parte. Uma entrada muito forte em jogo possibilitou os golos de Junxian Liu, Braima e Flávio ainda antes da meia hora inicial.

Até ao intervalo, mais três tentos foram apontados, com Junxian Liu e Flávio a bisarem, juntando-se Pedras à forte marcha no marcador.

A etapa complementar teve mais quatro golos. Alex, de grande penalidade, fez o sétimo, Junxian Liu, em tarde de inspiração, completou um poker, e Braima fechou a contagem.

O próximo desafio das duas formações de Juniores não tem uma data concreta, devido às restrições impostas pelo surto de COVID-19 em Portugal.

 

Ficha Técnica (Sub-19)

Resultado: Vitória SC 2-1 FC Vizela

Local: Campo nº 5 do Complexo Desportivo do Vitória SC (Guimarães)

Árbitro: Bruno Nunes (AF Viana do Castelo)

Assistentes: Carlos Rodrigues e José Rio

Vitória SC: Antal Bencze; João Silva, Mário Mendes (C), Emir Tonbul e Hélder Sá; André Amaro (Sungwon Chung, 68’), Sérgio Meireles (Henrique Martins, 90’+1’) e Guilherme Guedes (Rúben Amaral, 68’); Diogo Cardoso (Jota, 14’), Rúben Marques e Iuri Tavares (Rui Correia, 90’+1’).

Suplentes não utilizados: Sérgio Dutra e André Gomes.

Treinador: Ricardo Lima

FC Vizela: Simão; Diogo Barros (Rui Pedro, 57’), André Alves, Diogo Silva e Zé Luís; Richard (Diogo Ribeiro, 67’), Florentino e King Safo (Nuno Almeida, 74’); Luís Filipe, Pierre (Rodrigo Silva, 57’) e João Ricardo (C) (Felipe Guzmán, 74’).

Suplentes não utilizados: Marco e Renato.

Treinador: Ricardo Rocha

Golos: Pierre (19’, p. b.), João Ricardo (30’, g. p.) e Jota (52’, g. p.).

Cartão Amarelo: Felipe Guzmán (76’).

 

Resultados (4.ª Jornada)

Feirense 0-1 Leixões

Paços de Ferreira 4-1 Nacional da Madeira

Vitória SC 2-1 FC Vizela

Desportivo das Aves 1-2 Gil Vicente

 

Quadro de Jogos (5.ª Jornada)

FC Vizela x Leixões

Nacional da Madeira x Feirense

Gil Vicente x Paços de Ferreira

Vitória SC x Desportivo das Aves

 

Classificação

1º Vitória SC (44 pontos)

2º Gil Vicente (35 pontos)

3º Paços de Ferreira (33 pontos)

4º Desportivo das Aves (32 pontos) *

5º Leixões (26 pontos)

6º Nacional da Madeira (23 pontos)

7º Feirense (20 pontos) *

8º FC Vizela (15 pontos)

* Menos um jogo

 

Ficha Técnica (Sub-18)

Resultado: Operário 0-10 FC Vizela

Local: Parque de Jogos do Operário FC (Mões – Vila Nova de Famalicão)

Árbitro: Paulo Fernandes (AF Braga)

Assistentes: Carlos Pacheco e Bruno Pinto

FC Vizela: Samú; Wang, Ribas, Keyu Pei (Kiko, 45’) e Pedro Mendes (C); Filipe, Braima, Pedras (Dani, 63’) e Flávio (Rafa, 56’); Alex e Junxian Liu.

Suplente não utilizado: Gossa.

Treinador: João Azevedo

Golos: Junxian Liu (11’, 38’, 60’ e 63’), Braima (20’ e 89’), Flávio (24’ e 42’), Pedras (43’) e Alex (52’, g. p.).

 

Resultados (18.ª Jornada)

Ruivanense 0-3 Ninense

São Cláudio 4-1 Polvoreira

Operário 0-10 FC Vizela

Celoricense 1-0 Santiago de Mascotelos

Sandinenses 2-1 Tabuadelo

Ponte 2-1 Fradelos

São Cosme 3-2 Selho

Cavalões 2-4 Unidos Aldão

 

Quadro de Jogos (19.ª Jornada)

Santiago de Mascotelos x Ruivanense

Ninense x São Cláudio

Polvoreira x Operário

Tabuadelo x Celoricense

Selho x Sandinenses

Aldão x Ponte

Fradelos x São Cosme

FC Vizela x Cavalões

 

Classificação

1º FC Vizela (48 pontos)

2º São Cosme (43 pontos)

3º Ninense (42 pontos)

4º Sandinenses (40 pontos) *

5º Unidos Aldão (38 pontos) *

6º Celoricense (36 pontos)

7º Tabuadelo (35 pontos) *

8º Operário (26 pontos) *

9º Ruivanense (19 pontos)

10º Santiago de Mascotelos (18 pontos) *

11º São Cláudio (15 pontos) *

12º Ponte (11 pontos) *

13º Selho (11 pontos)

14º Cavalões (9 pontos) *

15º Fradelos (8 pontos)

16º Polvoreira (5 pontos)

* Menos um jogo