Foi um grande espetáculo de futebol aquele que se assistiu no Estádio do FC Vizela, numa partida antecipada da jornada 23, transmitida pelo Canal 11, que certamente prestigiou a prova.
A formação de Álvaro Pacheco venceu o Vitória SC ‘B’ por 4-1, números claros que traduzem bem a seriedade, a entrega, o espírito e a determinação dos seus jogadores em campo, em particular numa etapa complementar de nível elevado.
Embalada pela recente série vitoriosa e por uma massa associativa vibrante no apoio, o conjunto vizelense demonstrou a razão pela qual lidera a Série A, destacadamente.
No entanto, o caminho para chegar ao quinto triunfo consecutivo não foi pera doce, até porque, do outro lado, esteve um Vitória SC ‘B’ competitivo e recheado de bons valores.
Os vimaranenses entraram afoitos e criaram algum perigo por Lucas Soares e Zagre. Jefferson Encada também obrigou a atenções redobradas, ele que foi uma tormenta constante para a defesa azul no encontro da primeira volta.
Praticamente sobre o quarto de hora inicial, o FC Vizela dispôs da sua primeira chance para abrir o ativo. Diogo Ribeiro fez o cruzamento chegado à baliza e foi por muito pouco que o colega Tavinho não chegou para a interceção.
De resto, o goleador máximo dos vizelenses esteve em mais duas situações prometedoras para os vizelenses. Aos 23’, resgatou o esférico, tabelou com Kiko Bondoso e armou o remate; aos 30’, outra vez com Kiko Bondoso na jogada, Diogo Ribeiro procurou bater Tiago Silva à meia volta.
De rajada, momento polémico no desafio. O juiz aveirense João Pinho entendeu não existirem motivos para assinalar uma grande penalidade, o certo é que houve um corte de Ouattara com a mão dentro da área, na sequência de um cruzamento de André Soares. Uma decisão controversa que efervesceu as hostes também nas bancadas.
O caso não abalou a confiança do FC Vizela, que continuou em crescendo na partida, terminando a primeira parte ligeiramente por cima e com mais uma tentativa por André Soares, aos 43’.
Os vimaranenses começavam então a sentir maiores dificuldades em chegar perto da baliza de Ivo Gonçalves. Numa dessas situações, Matheus esteve absolutamente intransponível, negando as pretensões de golo a João Santos.
O segundo tempo trouxe bons golos e uma prestação digna de ser vista e revista. Já com Samu em campo, o FC Vizela desatou o nó. Ora, foi precisamente de Samú o passe que permitiu a Kiko Bondoso enquadrar-se com a baliza e rematar colocadíssimo para o 1-0.
Contudo, foi uma vantagem fugaz, na medida em que, sete minutos volvidos, o Vitória SC ‘B’ respondeu com um golo apontado por Jefferson Encada.
O empate não agradava de forma alguma aos da casa e esse inconformismo ficou bem patenteado na forma como o FC Vizela se superiorizou nas suas ações ofensivas.
Aos 65’, o mesmo Jefferson Encada escapou ao segundo amarelo numa falta perigosa sobre Koffi e, cinco minutos depois, os vizelenses recolocaram-se novamente em vantagem.
Um golo recheado de classe, diga-se. Landinho passou por três adversários e rematou em arco para o fundo das malhas, não dando qualquer hipótese de defesa a Tiago Silva. Um hino ao futebol intensamente comemorado dentro e fora das quatro linhas.
Aos 76’, adivinhava-se novo golo dos azuis. Excelente a combinação entre Samú, Kiko Bondoso e Diogo Ribeiro, com o remate a ser travado por um dos centrais vimaranenses.
Logo a seguir, Diogo Ribeiro fez mesmo o gosto ao pé e o 3-1 que deixou mais descansada a massa associativa. Mais uma vez na jogada, Samú a assistir o goleador para o seu 17.º tento no campeonato (já soma 19 na presente temporada).
As contas ficariam mais redondas aos 82’. Qual cereja no topo do bolo, a verdade é que a jogada que origina o 4-1 é de grande qualidade. Diogo Ribeiro progrediu pelo corredor direito e assistiu de bandeja Kiko Bondoso para uma finalização à ponta-de-lança. Papéis trocados, é certo, porque o golo pertenceu ao virtuoso extremo, mas a categoria esteve expressa no desenho ofensivo.
Diogo Ribeiro, depois de um lance demonstrador do domínio exercido, ainda tentou igualar o bis do parceiro de ataque, mas o remate saiu ligeiramente por cima, aos 88’.
Três preciosos pontos somados e mais um desempenho de grande competência permitem ao FC Vizela sair vitorioso deste ciclo de grandes jogos e com uma vantagem reforçada no primeiro posto, um dos dois lugares de acesso ao play-off de promoção.
São agora 12 os pontos de diferença sobre Vitória SC ‘B’ e também Sporting de Braga ‘B’, que sofreu uma derrota caseira com o Berço. O Fafe é segundo e está a oito de distância.
Depois deste ciclo, o FC Vizela iniciará agora um outro que lançará outro tipo de desafios e que começa já com uma deslocação curta ao terreno da AD Oliveirense. O encontro está agendado para as 15:00 horas de domingo, primeiro dia de Março.
Ficha Técnica
Resultado: FC Vizela 4-1 Vitória SC ‘B’
Local: Estádio do FC Vizela (Vizela)
Árbitro: João Pinho (AF Aveiro)
Assistentes: Alcino Soeira e Carlos Andrade
FC Vizela: Ivo Gonçalves; Koffi, Matheus, Aidara e Kaká; Ericson, Zag (C) (Samu, 50’) e André Soares (Landinho, 62’); Tavinho, Diogo Ribeiro e Kiko Bondoso (Cann, 85’).
Suplentes não utilizados: Rafa, Rabiola, Castro e Cann.
Treinador: Álvaro Pacheco
Vitória SC ‘B’: Tiago Silva; Ouattara, Zagre, Dragisa Gudelj e João Mendes; Tomás Handel, Lucas Soares, Luís Esteves (C) e Janvier (Diogo Paulo, 84’); Jefferson Encada (João Fernandes, 72’) e João Santos (Bahamboula, 68’).
Suplentes não utilizados: Tiago Martins, Nuca, Jorginho e Nuninho.
Treinador: Bino Maçães
Golos: Kiko Bondoso (54’ e 82’), Jefferson Encada (61’), Landinho (70’) e Diogo Ribeiro (78’).
Cartões Amarelos: Aidara (25’), Diogo Ribeiro (59’), Jefferson Encada (63’), João Mendes (63’) e João Fernandes (73’).