Vitória clara sobre Mirandela na despedida de 2019

Na última partida disputada no ano civil de 2019, que teve um âmbito solidário, a nossa equipa deu uma grande demonstração de caráter, superou as dificuldades e bateu o Mirandela (3-0).

Foi uma grande resposta à recente derrota sofrida em Montalegre. Porém, não se pense que o caminho foi fácil até à conquista deste triunfo esclarecedor.

O resultado final não deixa dúvidas, contudo, é importante dizer que o FC Vizela teve de encontrar o antídoto para uma postura muito defensiva dos transmontanos, cuja estratégia passava única e exclusivamente por retardar o golo ao máximo e enervar os jogadores vizelenses.

A primeira parte não foi, por isso, muito agradável de seguir. Em particular a meia hora inicial, não obstante, o FC Vizela ter tido uma boa chance para marcar aos 16’, por intermédio de Zag.

Linhas muito juntas no bloqueio às tentativas dos azuis e várias paragens para assistência de alguns jogadores do Mirandela acabaram por reduzir bastante o tempo útil de jogo.

Consequência disso, juntando-lhe a gradual degradação de partes do terreno (fustigado pelas fortes chuvas dos últimos dias), as hipóteses de golo foram quase inexistentes.

Álvaro Pacheco retificou então alguns posicionamentos ainda na primeira parte e o FC Vizela tornou-se definitivamente dominador e muito mais perigoso no ataque.

Aos 41’, Tiago Coelho deu o corpo às balas e evitou o golo a Mendes. À entrada para o tempo extra da etapa inicial, Diogo Ribeiro e Mendes procuraram o segundo poste para dar a melhor sequência a um excelente cruzamento de Kiko Bondoso.

Este seria um esboço para novo desenho ofensivo no corredor direito, desta feita, com o corolário tão desejado e plenamente justificado. Kiko Bondoso outra vez em destaque a cruzar, Zag a deixar passar a bola e André Soares a rematar para o primeiro da tarde antes do descanso. Um golo alcançado num timing perfeito, que deu para encarar o recomeço com outra confiança.

Pois bem, o FC Vizela regressou dos balneários e puxou dos “galões”, à boleia de mais uma exibição entusiasmante de Kiko Bondoso, o homem que esteve nos três golos do desafio.

A reentrada não podia ser melhor. Desde logo, os vizelenses apostaram no ataque e Tiago Coelho não teve alternativa senão cometer grande penalidade sobre Kiko Bondoso. André Soares, chamado à conversão do castigo máximo, bisou com toda a calma do mundo.

O Mirandela, que até então abdicara do ataque, agora a perder por 2-0, criou a sua primeira oportunidade efetiva de perigo aos 50’. Danilo Dias pareceu arrancar em posição irregular, mas Cajó revelou atenção e defendeu o esférico.

Na resposta, foi o guardião transmontano Pedro Fernandes a defender de forma incompleta uma “bomba” de Kiko Bondoso. Que grande oportunidade para o extremo da nossa equipa!

O encontro estava definitivamente mais vistoso e ao gosto dos espectadores presentes. A turma forasteira voltou a criar perigo por Danilo Dias, jogador que já pisou os palcos da 1.ª Liga.

No entanto, aos 66’, o FC Vizela sentenciou de vez com qualquer esperança mirandelense. O suspeito do costume, Kiko Bondoso, recebeu um bom passe de Aidara e cruzou teleguiado para a cabeça de Diogo Ribeiro, que, assim, “picou o ponto” e fez o 3-0.

Este momento traduziu-se numa natural quebra anímica do adversário, que não teve mãos a medir para evitar números mais expressivos.

Kiko Bondoso e Diogo Ribeiro entendiam-se às mil maravilhas e o goleador da equipa vizelense só não fez o quarto por intervenção decisiva de Tiago Coelho.

Mais tarde, aos 75’, Zag ficou muito perto de marcar no seguimento de uma bonita combinação entre Koffi e Kiko Bondoso.

O mesmo Kiko Bondoso imaginou e executou nova jogada para Zag desferir o remate e obrigar Pedro Fernandes a defesa de recurso (87’).

Já em tempo de compensação, foi Samu a armar o remate com o guardião mirandelense a evitar uma vez mais o quarto golo ao FC Vizela.

A fechar, uma referência ao forte apoio dos nossos adeptos, sobretudo da claque Força Azul. Os seus cânticos subiram de tom numa altura em que a equipa sentia dificuldades para ultrapassar a muralha de Mirandela. Foi um tónico muito importante para o resto do desafio e para a vitória.

O FC Vizela termina 2019 em grande estilo e na liderança, que conserva há várias jornadas, sabendo também que irá passar o ano com cinco pontos de vantagem sobre Sporting de Braga ‘B’ e AD Fafe na tabela classificativa.

O Campeonato de Portugal regressa a 05 de Janeiro com o FC Vizela a deslocar-se a um terreno tradicionalmente difícil para qualquer adversário: o do Merelinense.

 

Ficha Técnica

Resultado: FC Vizela 3-0 Mirandela

Local: Estádio do FC Vizela (Vizela)

Árbitro: Xavier Gomes (AF Aveiro)

Assistentes: Humberto Pereira e Daniel Santos

FC Vizela: Cajó; Koffi, João Faria, Aidara e Kaká; Ericson (Samu, 69’), Zag e André Soares (Landinho, 61’); Mendes, Diogo Ribeiro (Fall, 81’) e Kiko Bondoso.

Suplentes não utilizados: Rafa, André Soares, Aidara e João Pedro.

Treinador: Álvaro Pacheco

Mirandela: Pedro Fernandes; Diamantino (Bosingwa, 26’), Luan Oliveira, Nuno Corunha (C) e Califo; Tiago Coelho, Fabrício e Huguinho (Amorim, 73’); Elias, Celso Hadami (César, 55’) e Danilo Dias.

Suplentes não utilizados: Rúben Barros, Manecas, Felipe Borges e Celso Sidnei.

Treinador: Armando Santos

Golos: André Soares (45’+3’ e 47’, g. p.) e Diogo Ribeiro (66’).

Cartões Amarelos: Diamantino (18’) e Danilo Dias (82’).