Resultado muito enganador

Em jogo a contar para a 14.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores (1.ª Divisão), a nossa equipa perdeu em casa diante do Nacional da Madeira, por uma bola a zero.

Um resultado que não traduz de forma alguma aquilo que foi o encontro, na medida em que o FC Vizela apenas se pode penalizar pela tremenda falta de eficácia.

Superiores e com mais bola que o adversário, os pupilos de Vasco Gonçalves cedo começaram a somar oportunidades de golo no desafio. Logo aos 2’, Felipe Guzmán cabeceou às mãos de Hugo Mosca, após cruzamento bem tirado por Braima.

Pouco depois, aos 9’, foi Zé Luís a dar expressão a uma ala esquerda bastante interventiva, com um cruzamento para a referência do ataque, Felipe Guzmán. Desta vez, a bola saiu por cima.

João Ricardo e Diogo Ribeiro também ensaiaram o remate, antes de um lance que suscitou alguns protestos nas hostes azuis, aos 26’, devido a uma pretensa mão na área, na sequência de uma jogada entre Braima e João Ricardo.

Ultrapassada a meia hora de jogo, Felipe Guzmán ainda tirou um adversário do caminho, depois de receber um passe atrasado de Diogo Ribeiro, mas voltou a não ter sucesso no remate.

Mesmo sobre o apito para o intervalo e sem pouco ou nada ter feito para isso, a turma madeirense alcançou o tento solitário que lhe valeu a conquista dos três pontos. Livre ensaiado com o extremo colombiano Daniel Paez a surgir na cara de Rodrigo Soares e a desfeiteá-lo pela única vez.

Dificuldades acrescidas, portanto, para a formação de Vasco Gonçalves, na medida em que sofrer um golo naquele momento crucial acaba por mexer um pouco mais nos jogadores.

O segundo tempo ficou marcado por mais uma mão cheia de tentativas para o FC Vizela chegar ao golo, a primeira das quais logo aos 52’. Após combinação entre Zé Luís e Braima, Florentino surgiu bem enquadrado para o remate, mas o esférico subiu ligeiramente.

Ao virar a hora de jogo, o médio-defensivo André Alves também tentou ajudar os colegas, primeiro num remate por cima e, pouco depois, de forma acrobática a cruzamento de Rui Pedro.

A pressão dos vizelenses junto da área nacionalista era constante, mas o empate teimou em não aparecer. Alguns livres e cantos não tiveram a correspondência desejada, embora, num deles, tenha sido o poste a desviar uma bola de Felipe Guzmán, que esteve às avessas com a sorte.

Já perto do tempo de compensação, o esférico passou muito perto da linha de golo, só que Nuno Almeida também não conseguiu finalizar como certamente pretendia.

A derrota acabaria por se consumar, com a felicidade a pender para o lado do Nacional da Madeira, que revelou uma eficácia quase total, até porque Rodrigo Soares foi quase um espectador.

Mais difíceis ficaram as contas do FC Vizela na tabela classificativa. Isto porque os insulares distanciaram-se dos vizelenses, somando agora 4 pontos de diferença, ao passo que a equipa de Vasco Gonçalves baixou à penúltima posição, ultrapassado pelo Leixões.

No próximo sábado, dia 07 de Dezembro, às 15:00 horas, a nossa equipa de Sub-19 vai jogar na Cidade Desportiva, frente ao Sporting de Braga, líder isolado desta Zona Norte.

 

Ficha Técnica (Sub-19)

Resultado: FC Vizela 0-1 CD Nacional

Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela (Vizela)

Árbitro: Fábio Nunes (AF Viana do Castelo)

Assistentes: Diogo Pinto e André Meira

FC Vizela: Rodrigo Soares; Rui Pedro (Nuno Almeida, 85’), Diogo Barros (Pedro Mendes, 67’), Diogo Silva e Zé Luís; André Alves, Florentino (Junxian Liu, 87’), Diogo Ribeiro (Pierre, 67’) e João Ricardo (C); Felipe Guzmán e Braima.

Suplentes não utilizados: Simão, Renato e Rodrigo Silva.

Treinador: Vasco Gonçalves

CD Nacional: Hugo Mosca; Daniel Gouveia, Noah Madsen, Ricardo Brazão e João Barros (C); Rodrigo Andrade, António Xavier (Gerson Cassamá, 63’) e Pedro Andrade; Daniel Paez, Kevin Carvajal (Renan Souza, 85’) e Yuk Jinyoung (Islam Mehri, 74’).

Suplentes não utilizados: Filipe Gonçalves, Moussa Diallo e Rayan Bichari.

Treinador: João Sousa

Golo: Daniel Paez (45’+1’).

Cartões Amarelos: Diogo Barros (45’), António Xavier (60’), Renato (77’) e Pedro Mendes (89’).

 

Resultados (14.ª Jornada)

Desportivo das Aves 1-2 Leixões

Paços de Ferreira 0-2 Famalicão

FC Vizela 0-1 Nacional da Madeira

Rio Ave 4-2 Feirense

Vitória de Guimarães 1-1 Sporting de Braga

FC Porto 1-0 Gil Vicente

 

Quadro de Jogos (15.ª Jornada)

Nacional da Madeira x Rio Ave

Famalicão x Vitória de Guimarães

Gil Vicente x Paços de Ferreira

Leixões x FC Porto

Feirense x Desportivo das Aves

Sporting de Braga x FC Vizela

 

Classificação

1º Sporting de Braga (30 pontos)

2º Famalicão (27 pontos)

3º Rio Ave (24 pontos)

4º FC Porto (21 pontos)

5º Desportivo das Aves (18 pontos)

6º Gil Vicente (18 pontos)

7º Vitória de Guimarães (18 pontos)

8º Nacional da Madeira (16 pontos)

9º Paços de Ferreira (13 pontos)

10º Leixões (13 pontos)

11º FC Vizela (12 pontos)

12º Feirense (9 pontos)