FC Vizela triunfou no regresso a casa

Foram três pontos difíceis, mas muito saborosos neste regresso da nossa equipa a casa, depois de três encontros disputados, por sinal bem-sucedidos, fora de portas.

O Berço, conjunto vimaranense recém-promovido ao Campeonato de Portugal, valorizou bastante o quinto triunfo dos azuis na prova, sobretudo no segundo tempo.

O horário pouco habitual, motivado pela transmissão televisiva no Canal 11, não afastou o público que normalmente acompanha a nossa equipa e apoio foi o que não faltou.

Tal como tem sido caraterístico, o FC Vizela entrou forte na partida e foi a primeira formação a criar perigo. Aos 10’, Mendes, por muito pouco, não finalizou uma grande jogada de Cann. Logo a seguir, o mesmo Mendes atirou ligeiramente por cima. Estas iniciativas foram o tónico para uma etapa inicial muito bem conseguida pelos vizelenses.

O adversário, recheado de bons executantes, no qual alguns atletas fizeram carreira nas divisões superiores, casos de Danielson e André Fontes, assustou aos 18’. De meia distância, Welton rematou à baliza vizelense e Rafa brilhou entre os postes, evitando o pior. Do canto consequente, o Berço voltou a originar perigo. Marcelo não chegou à bola, mas esta rondou a linha de golo.

Ora, na resposta, o FC Vizela revelou eficácia. Num grande apontamento ofensivo dos vizelenses, Mendes inaugurou o marcador, aparecendo no sítio certo a corresponder da melhor maneira ao cruzamento de Koffi. Foi, de resto, uma bonita jogada de envolvimento coletivo.

O golo deixou a turma de Álvaro Pacheco numa situação relativamente confortável, até porque eram os vizelenses que detinham maior posse e exerciam superioridade sobre o adversário.

Contudo, em cima da meia hora, Ericson, lesionado, teve de abandonar as quatro linhas, sendo rendido pelo nigeriano Okoli, numa altura em que o FC Vizela estava muito bem no jogo.

Apesar deste contratempo, a nossa equipa continuou a produzir um bom espetáculo aos presentes e, antes do descanso, teve duas boas situações para elevar a contagem. Os remates de André Soares e Diogo Ribeiro revelaram intenção, mas não saíram com a direção desejada.

No segundo tempo, o encontro tornou-se algo incaraterístico, embora, ainda assim, se tenham assistido a bons momentos de futebol ao primeiro toque.

Koffi, sempre muito envolvido na manobra atacante dos vizelenses, assistiu Cann, porém este ficou a centímetros da conclusão do lance, aos 56’.

O Berço reentrou mais atrevido do que na primeira parte. O mesmo Koffi, desta feita em missão defensiva, tirou autenticamente o “pão da boca” a Wanderson Miranda.

Aos 59’, o conjunto vimaranense alcançou mesmo o empate. Jogada de Halef Pitbull pelo lado esquerdo com finalização de Welton, naquele que foi apenas o segundo golo sofrido pela formação da cidade termal, esta temporada.

A reação do FC Vizela foi imediata. Mendes viu bem a desmarcação de André Soares e assistiu o criativo para o 2-1. Remate seco e recheado de colocação por parte do nosso “camisola 10”.

Com a margem mínima no resultado e com um Berço sempre disposto a criar problemas à nossa equipa, o encontro ficou mais “partido” e numa toada de parada e resposta.

As entradas de Kiko Bondoso e de Fall permitiram ao FC Vizela continuar a ameaçar a baliza defendida por João Ferreira com energias renovadas, mas o certo é que, apesar das boas intenções, o resultado acabou por não mais se alterar.

Esta foi a quinta vitória conquistada em outras tantas jornadas (a sexta, se contabilizarmos a Taça de Portugal), o que deixa a formação de Álvaro Pacheco isolada no comando da Série A, agora com três pontos de diferença para o segundo classificado, que passou a ser o Montalegre.

No próximo domingo, dia 29, o campeonato volta a dar lugar à prova rainha do futebol português e a nossa equipa volta a jogar em casa, frente aos açorianos do Fontinhas.

O campeonato regressa no fim-de-semana eleitoral, com o FC Vizela a defrontar a equipa “B” do Vitória de Guimarães, no dia 06 de Outubro, às 15:00 horas.

 

Ficha Técnica

Resultado: FC Vizela 2-1 Berço SC

Local: Estádio do FC Vizela

Árbitro: Rui Lima (AF Viana do Castelo)

Assistentes: Afonso Barbosa e André Carvalho

FC Vizela: Rafa; Koffi, Matheus, João Faria e Kaká; Ericson (Okoli, 30’), Zag (C) e André Soares; Cann (Kiko Bondoso, 58’), Diogo Ribeiro (Fall, 79’) e Mendes.

Suplentes não utilizados: Cajó, Landinho, Aidara e João Pedro.

Treinador: Álvaro Pacheco

Berço SC: João Ferreira; João Simões, Danielson, Joyce Rios e Figueiras; Chico (C), André Fontes e Wanderson Miranda (Hélder Mota, 60’); Welton, Marcelo (Guilherme, 79’) e Halef Pitbull (Ricardo Almeida, 71’).

Suplentes não utilizados: Luís Ribeiro, Joca, Hugo Fernandes e Tiago Francisco.

Treinador: Ricardo Martins

Golos: Mendes (19’), Welton (59’) e André Soares (63’).

Cartões Amarelos: Mendes (35’), André Fontes (40’), Wanderson Miranda (43’), Figueiras (45’), Matheus (72’) e Joyce Rios (90’+1’).