FC Vizela convence na defesa da liderança

Numa ronda que muitos poderiam apelidar de teste à liderança reconquistada na semana anterior, o FC Vizela deu uma grande demonstração de força e capacidade ao golear o Chaves “Satélite”, uma das mais valorosas equipas da Série A.

Frente a um adversário jovem, recheado de qualidade, que, na primeira volta, vendeu cara a derrota, a turma de Rui Amorim começou a alicerçar o triunfo ainda antes da meia hora inicial.

Refira-se que o conjunto flaviense entrou disposto a dificultar a tarefa dos azuis e brancos, não tendo, no entanto, causado embaraço a Cajó e seus pares nos instantes iniciais.

Aos 13’, Leandro Souza arriscou o remate de fora da área e foi feliz. É certo que o desvio num defensor contrário traiu João Paulo, mas a intenção estava lá e o FC Vizela ficou em vantagem.

Este tento configurou um significado muito importante à formação vizelense, pois permitiu-lhe agarrar o jogo e arrancar para mais um desempenho convincente, tal como em Vila Verde.

Aos 24’, já depois de um belo desenho ofensivo dos azuis e brancos, que envolveu Weliton, Igor Rocha, João Oliveira e Zé Valente, a massa associativa do FC Vizela pôde celebrar novamente.

Nota para o excelente passe de Zé Valente, em profundidade para o lado direito, onde apareceu Fall a tocar o esférico para a entrada triunfal de Rafael Viegas.

O lateral-direito dos vizelenses estreou-se a marcar na presente edição do campeonato e deixou a sua equipa mais tranquila para o resto do encontro.

Contudo, o Chaves “Satélite” nunca poupou esforços no sentido de valorizar o espetáculo, daí que, no último quarto de hora antes do descanso, tenha ameaçado reduzir a diferença.

Primeiro, foi Cajó a transmitir segurança ao defender a cobrança de João Bachi, num livre frontal (34’), depois foi Sérgio Conceição, também de livre, a bater ligeiramente por cima da barra (41’), e, finalmente, Mika a concluir uma insistência com um remate perigoso à entrada da área.

Em tempo de intervalo, o resultado premiava a equipa mais eficaz e, de certa forma, pragmática na abordagem ao encontro.

No reatamento, o FC Vizela revelou-se dominador e investiu mais no ataque. Os minutos iniciais do segundo tempo foram o reflexo disso mesmo e recompensa não tardou a surgir.

Num bom momento de futebol, Tarcísio entendeu-se às mil maravilhas com Fall e só lhe faltou melhor direção no cabeceamento, em plena área (52’).

Seguiram-se um bom remate de meia distância por Zé Valente e um desvio subtil de João Oliveira às malhas laterais, na sequência de um pontapé de canto.

Estavam dados os sinais de aviso para o bis de Leandro Souza (59’). Destaque para a excelente assistência de Igor Rocha, que mereceu a finalização eficaz (de cabeça) do goleador.

Qual golpe no estado anímico do adversário, o quarto golo do FC Vizela poderia ter sido realidade no minuto seguinte. Numa situação de dois para um, Leandro Souza tentou o passe letal para Fall marcar, mas Pedro Pedroso inviabilizou esse cenário com um corte providencial.

Entretanto, já com Diaby em campo, seria precisamente o marfinense a assistir Zé Valente para novo remate com a bola a sair ligeiramente por cima.

À entrada para o derradeiro quarto de hora, João Paulo respondeu com boa defesa ao remate rasteiro de Leandro Borges, não tardando nova incursão atacante do FC Vizela, desta vez a resultar numa grande penalidade.

Aos 77’, Fall ganhou a dianteira a Pedro Pedroso, ficando na cara de João Paulo, mas acabou derrubado na pequena área. O central flaviense acabou expulso e Zé Valente, chamado à conversão, concretizou o 4-0.

O jogo caminhou rapidamente para o final, mas ainda houve tempo para o Chaves “Satélite” fazer o golo de hora, por Aliu Ronaldo, no último minuto de compensação.

Depois de quatro jogos sem vencer em casa (a última foi sobre o Montalegre a 11 de Novembro), o FC Vizela conseguiu assim um triunfo muito importante. Não só permitiu conservar a liderança numa jornada em que Trofense e AD Fafe venceram, como também pôs termo à série menos conseguida de resultados nos jogos disputados em casa.

No próximo domingo, dia 10 de Fevereiro, o conjunto de Rui Amorim parte para Ponte de Lima em busca da terceira vitória consecutiva.

 

FICHA DE JOGO

FC Vizela 4-1 Chaves “Satélite”

Árbitro: Hugo Silva (AF Santarém)

Assistentes: Rui Cabeleira e Francisco Pereira

FC Vizela: Cajó; Rafael Viegas, Weliton (C), João Faria e Igor Rocha; João Oliveira (Maks, 71’), Tarcísio (Diaby, 64’), Zé Valente e Leandro Borges; Fall e Leandro Souza (Correia, 79’).

Suplentes não utilizados: Rafa, Aidara, João Pedro e Panin.

Treinador: Rui Amorim

Chaves “Satélite”: João Paulo; Sérgio Conceição, Pedro Pedroso, Pedro José e Simão Martins; Aboubakar (Sangaré, 82’), Faissal (Afonso, 70’) e Hélder Almeida; João Bachi, Gustavo Souza (C) (Aliu Ronaldo, 82’) e Mika.

Suplentes não utilizados: Samuel, Sabinbi, Alex e Ruca.

Treinador: Carlos Guerra

Golos: Leandro Souza (13’ e 59’), Rafael Viegas (24’), Zé Valente (78’, g. p.) e Aliu Ronaldo (90’+3’).

Cartões Amarelos: Sérgio Conceição (53’), João Oliveira (65’) e Afonso (89’).

Cartão Vermelho: Pedro Pedroso (77’).