Juniores vencem dérby e ficam muito perto do apuramento

Os Juniores do FC Vizela deram um passo de gigante rumo ao apuramento para a Fase de Promoção do Campeonato Nacional de Juniores (2.ª Divisão), ao vencerem no terreno do rival direto Moreirense, por três bolas a uma.

O duelo entre equipas do topo da tabela foi bem disputado, especialmente durante a primeira parte. Durante esse período, por força de uma dura batalha travada a meio-campo, não se registaram muitas ocasiões de perigo.

João Machado era, por esta altura, a unidade mais esclarecida do ataque do FC Vizela e do seu pé esquerdo saiu um remate que passou perto do poste, aos 35’.

Na outra área, aos 43’, a bola chegou mesmo a embater na trave, ainda que de forma não intencional, na sequência de um cruzamento de Dinis.

A segunda parte trouxe um jogo mais aberto e a formação da casa começou por criar alguns problemas à defensiva azul e branca.

Aos 47’, novamente Dinis, pela esquerda, conseguiu forçar a entrada na área e rematar para defesa segura de Fábio.

Depois desta ameaça, à passagem do minuto 55, o Moreirense chegou mesmo à vantagem, através de um remate de ressaca de Marcelo.

Decididos em virar o resultado, à semelhança de outras ocasiões, perto da hora de jogo, os vizelenses beneficiaram da expulsão do avançado do Moreirense, Celso, a castigar agressão a Kiko, e, então, a pressão tornou-se mais efetiva junto da baliza à guarda de João Lobo.

De resto, o mesmo João Lobo mostrou bons reflexos ao parar o livre direto de Pedras, que seguia direitinho para o fundo das redes, aos 63’.

Não aconteceu de livre, o empate acabou por chegar de penálti. Anderson colocou a mão na bola dentro da grande área e o árbitro, de imediato, apontou para a marca de grande penalidade, onde coube a Malik transformar o lance capital em golo, aos 77’.

Consumada a igualdade, o ganês correu de imediato em direção à bola para apressar o pontapé de saída, numa imagem demonstradora de que, apesar da vantagem pontual para os rivais, os vizelenses queriam mesmo vencer e assegurar o apuramento o quanto antes.

E, se restassem dúvidas, os momentos seguintes trataram de as dissipar. Correndo, aqui e ali, alguns riscos, os azuis e brancos mantiveram o pé no acelerador e acabaram compensados pela ambição e qualidade demonstradas.

Assistido por Henrique, Pedras protagonizou a reviravolta, aos 87’, e, já em tempo de compensação, uma jogada que juntou os mesmos intervenientes permitiu a Dauntae ter apenas de encostar para o fundo das malhas e sentenciar a partida com o 3-1.

Nesta jornada, para além do triunfo em Moreira de Cónegos, o FC Vizela contou com o desaire do Famalicão no terreno do Barroselas, pelo que a liderança está segura por 9 pontos.

Numa altura que faltam apenas quatro jogos para o final e assegurada que está a vantagem no confronto direto com o Moreirense, tal significa que uma vitória da turma de Vasco Gonçalves no próximo sábado, frente ao Famalicão, garantirá a qualificação para a Fase de Promoção à 1.ª Divisão Nacional e também a conquista do 1.º lugar da Série A.

 

FICHA DE JOGO

Moreirense 1-3 FC Vizela

Local: Campo nº 2 do Moreirense (Moreira de Cónegos)

Árbitro: Edgar Baptista (AF Porto)

Assistentes: Arlindo Oliveira e Pedro Costa

FC Vizela: Fábio; Pedro Mendes (Dauntae, 72’), Kiko, David (C) e Zé Luís; Harruna, Diogo Ribeiro (Miguel 64’) e Pedras; Luís Filipe (Henrique, 60’), Malik e João Machado.

Suplentes não utilizados: Simão, Fernando, Rui Ferreira e Malta.

Treinador: Vasco Gonçalves

Golos: Malik (77’, g. p.), Pedras (87’) e Dauntae (90’+3’).

Cartões Amarelos: Malik (32’) e Harruna (65’).

 

RESULTADOS (13.ª Jornada)

Merelinense 0-0 Varzim

Desportivo de Chaves 6-1 Bragança

Caçadores das Taipas 1-2 Maria da Fonte

Moreirense 1-3 FC Vizela

Barroselas 1-0 Famalicão

 

PRÓXIMA JORNADA (22 de Dezembro)

Caçadores das Taipas x Bragança

Merelinense x Barroselas

Varzim x Desportivo de Chaves

Maria da Fonte x Moreirense

FC Vizela x Famalicão

 

CLASSIFICAÇÃO

1º FC Vizela (39 pontos) *

2º Famalicão (30 pontos) *

3º Moreirense (27 pontos)

4º Desportivo de Chaves (18 pontos)

5º Barroselas (18 pontos) *

6º Merelinense (15 pontos)

7º Varzim (13 pontos)

8º Bragança (13 pontos)

9º Maria da Fonte (10 pontos) *

10º Caçadores das Taipas (7 pontos)

* Mais um jogo.