Juniores vencem de forma clara e seguem líderes

A equipa de Sub-19 do FC Vizela somou mais três importantes pontos na luta pelos lugares de acesso à Fase de Promoção ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Juniores.

Desta vez, o rival foi o Maria da Fonte, que partia em último para esta jornada e trazia esperanças de provocar uma “surpresa” na casa do líder do campeonato.

Nos instantes iniciais, os comandados de Vasco Gonçalves fizeram por justificar o seu estatuto e, tendo em Malik uma “seta” apontada à baliza adversário, não tardaram em criar perigo.

Logo aos 2’, o avançado protagonizou uma tentativa de fora da área e, quatro minutos depois, beneficiou de uma combinação com Pedras para inaugurar o marcador.

Em vantagem, os vizelenses retraíram-se um pouco nos seus intentos e, em algumas situações, faltou-lhes objetividade para resolver a contenda ainda antes do intervalo.

Do outro lado, o Maria da Fonte ganhava a confiança necessária para se lançar no ataque e, aos poucos, foi chegando com maior frequência à baliza à guarda de Fábio.

Até que, para lá do minuto 45, os forasteiros beneficiaram de uma grande penalidade, de resto, a melhor chance que viriam a ter ao longo do encontro. Só que Fábio revelou-se determinante ao defender a cobrança de Pedro Silva e, assim, segurou o 1-0 para a segunda metade.

O reatar do encontro não trouxe, pelo menos no imediato, um FC Vizela mais incisivo e o Maria da Fonte procurou tirar dividendos desse menor fulgor dos homens da casa.

Aos 63’, o defesa-central Kiko, à semelhança de Fábio, também foi decisivo ao cortar in extremis o remate do inconformado Pedro Silva.

Só à entrada para os últimos vinte minutos é que a equipa vizelense subiu de rendimento e foi justamente nessa altura que surgiu o 2-0, por intermédio de Pedras, segundos antes de o criativo ter visto uma brilhante jogada individual sua interrompida com um corte em cima da linha e de Rui Ferreira ter revitalizado o lance com uma excelente abertura em volley.

Mais do que gerar entusiasmo entre os adeptos, este golo teve o efeito de “soltar” os jogadores vizelenses, encaminhando-os para um final de partida bem mais tranquilo.

Com maior margem de conforto no resultado, o FC Vizela chegou mais vezes à baliza adversária, explorando sobretudo os corredores e a capacidade de desequilíbrio dos seus atletas.

Foi de lá que saíram as assistências para que Rui Ferreira, aos 71’, rematasse a rasar a barra e para que Malik, com uma bela finalização, apontasse o seu segundo golo no jogo, selando definitivamente as contas do desafio, a seis minutos dos noventa.

Numa jornada em que os dois primeiros classificados, FC Vizela e Moreirense, venceram os seus encontros, o maior destaque foi a derrota caseira do Famalicão aos pés do GD Bragança, que deixou os vizinhos rivais com uma distância de 6 pontos sobre o terceiro classificado.

No próximo sábado, dia 27 de Outubro, a formação de Vasco Gonçalves jogará precisamente em Bragança, em partida referente à 8ª jornada do Nacional da 2ª Divisão.

 

FICHA DE JOGO

FC Vizela 3-0 Maria da Fonte

Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela (Vizela)

Árbitro: Ana Afonso (AF Porto)

Assistentes: Pedro Andrade e Paula Pereira

FC Vizela: Fábio; Pedro Mendes, Kiko, David (C) e Zé Luís; Harruna, Correia (Rui Ferreira, 56’) e Pedras; Zé Pedro (Luís Filipe, 67’), Malik e João Machado (Diogo Ribeiro, 79’).

Suplentes não utilizados: Simão, Ricardo, Dani e Dauntae.

Treinador: Vasco Gonçalves

Golos: Malik (6’ e 84’) e Pedras (68’).

 

RESULTADOS (7.ª Jornada)

Barroselas 1-1 Desportivo de Chaves

Caçadores das Taipas 1-2 Merelinense

Moreirense 3-1 Varzim

Famalicão 3-4 Bragança

FC Vizela 3-0 Maria da Fonte

 

PRÓXIMA JORNADA (27 de Outubro)

Desportivo de Chaves x Caçadores das Taipas

Merelinense x Moreirense

Barroselas x Maria da Fonte

Varzim x Famalicão

Bragança x FC Vizela

 

CLASSIFICAÇÃO

1º FC Vizela (18 pontos)

2º Moreirense (18 pontos)

3º Famalicão (12 pontos)

4º Desportivo de Chaves (11 pontos)

5º Merelinense (8 pontos)

6º Caçadores das Taipas (7 pontos)

7º Bragança (7 pontos)

8º Barroselas (6 pontos)

9º Varzim (5 pontos)

10º Maria da Fonte (5 pontos)