FC Vizela vence Taipas e conserva liderança

Numa tarde de muito calor, em plena entrada do Outono, o FC Vizela conquistou mais uma vitória nesta edição do Campeonato de Portugal ao bater o Caçadores das Taipas por 2-0.

Apesar de nem sempre ter sido bem jogada, consequência das elevadas temperaturas e de um relvado sedento de humidade, a formação de Rui Amorim foi superior e ainda ficou a dever mais um ou outro golo ao desfecho final, pois produziu jogo ofensivo suficiente para tal.

Perante um Taipas com a lição bem estudada, a avaliar pelo rigoroso posicionamento dos seus jogadores (duas linhas de quatro bem definidas), o FC Vizela teria de apelar à criatividade de Diaby e Zé Valente para desenhar boas possibilidades de perigo.

O primeiro aviso surgiu logo aos 10’. Fall, por muito pouco, não chegou para a interceção de um cruzamento de Rafael Viegas, após progressão rápida deste pela direita.

Até que, três minutos depois, Zé Valente fez levantar o público vizelense com uma primorosa execução de um livre direto, em posição praticamente frontal. Belíssimo golo, com a bola a entrar bem lá no ângulo superior esquerdo, sem hipóteses de defesa para Paulinho.

Consciente do poderio ofensivo do FC Vizela, o adversário procurou não “descoser-se” e manteve-se distante da baliza de Cajó. Em contrapartida, a turma azul e branca quis mais e criou hipóteses para isso, tendo em Fall um autêntico quebra-cabeças para o Caçadores das Taipas.

Foi ele que percorreu meio-campo antes de servir Leandro Souza no coração da área, estavam cumpridos 16’, mas o toque final do brasileiro saiu ligeiramente por cima.

De resto, Fall voltou a evidenciar-se mais tarde, aos 21’ e 25’, sendo que, na segunda situação, Amadi tirou autenticamente o “pão da boca” ao avançado.

Sobre a meia hora do desafio, Zé Valente encheu o pé e proporcionou defesa atenta a Paulinho, após jogada de Diaby, e, logo a seguir, Leandro Souza quase chegou a tempo de corresponder ao bom cruzamento de André Soares.

A dez minutos do descanso, o FC Vizela dispôs de outra grande oportunidade. Destaque para a jogada de envolvência da equipa, com Kaká a fazer o passe atrasado para o remate de Zé Valente, valendo mais uma vez ao Taipas o desvio de Jefferson pela linha de fundo.

No reatamento, o FC Vizela entrou praticamente a “matar”. Logo aos 48’, Rafael Viegas cruzou com conta, peso e medida para o cabeceamento fulgurante de Fall. Mais um belíssimo golo dos azuis e brancos a justificar melhor a produção ofensiva dos da casa.

E o terceiro podia ter sido realidade, de rajada. Aos 50’, Rafael Viegas solicitou Zé Valente a mergulhar de cabeça e este viu a bola rasar o poste. Em seguida, aos 52’, novo cruzamento de Rafael Viegas, desta feita para Leandro Souza cabecear por cima.

Em escassos minutos, o FC Vizela ficou perto de atribuir tons de goleada ao resultado, mas os golos ficaram-se mesmo por aí e o desgaste físico, associado à temperatura, também começou a dar sinais de evidência nos vizelenses, que tiveram sempre a bola em seu poder.

Começou a surgir então o Caçadores das Taipas. Depois de dois terços de jogo apostados em travar as iniciativas do FC Vizela, no derradeiro quarto de hora, o sector defensivo dos da casa também justificou porque é que está há 5 jornadas sem sofrer golos.

As movimentações de dois jogadores lançados por António Carvalho, Stanley Kanu e Gideon Iliya, juntamente com Miguel, o melhor marcador da sua equipa, criaram algum incómodo nos instantes finais da partida.

A equipa vizelense, confortável no resultado, demonstrou grande segurança e o desfecho não sofreu alterações, consumando-se assim a quinta vitória consecutiva e a conservação da liderança no campeonato, com São Martinho e Trofense ativos e a não darem descanso.

A competição sofre agora novo interregno, que será aproveitado para recuperar mais um ou outro jogador e aumentar as opções a Rui Amorim, antes de novo jogo em casa, a 07 de Outubro, frente ao Merelinense, naquele que será um reencontro com o antigo treinador Carlos Cunha.

 

FICHA DE JOGO

FC Vizela 2-0 CC Taipas

Árbitro: Márcio Torres (AF Viana do Castelo)

Assistentes: Manuel Rocha e Bruno Rocha

FC Vizela: Cajó; Rafael Viegas, Weliton (C), João Faria e Kaká (Igor Rocha, 74’); Silla, Diaby (Leandro Borges, 57’), Zé Valente e André Soares; Leandro Souza (Correia, 71’) e Fall.

Suplentes não utilizados: Rafa, Kuku, João Oliveira e João Pedro.

Treinador: Rui Amorim

CC Taipas: Paulinho; Bebé, Amadi, Júlio e Armando; Jefferson; Tiago Carneiro (C), João Querido (Jota, 45’; Gideon Iliya, 77’), China e Maka (Stanley Kanu, 45’); Miguel.

Suplentes não utilizados: Luís Rodrigues, Carlos Lomba, Lucas e Joel.

Treinador: António Carvalho

Golos: Zé Valente (13’) e Fall (48’).

Cartões Amarelos: Júlio (32′) e Leandro Souza (62’).