Goleada sobre Limianos conduziu FC Vizela à liderança

Ao cabo das quatro primeiras jornadas do Campeonato de Portugal, o FC Vizela assumiu o topo da Série A, de forma isolada, após mais uma vitória robusta (4-0), agora frente ao Limianos.

Numa tarde de forte calor, que, de resto, se tem feito sentir nas últimas semanas, a turma de Rui Amorim procurou resolver muito cedo a questão e conseguiu uma entrada fortíssima em jogo.

O primeiro sinal de aviso surgiu logo ao segundo minuto do desafio. André Soares recebeu uma bola no corredor direito e cruzou-a bem para junto da pequena área, onde Correia apareceu uma fração de segundo mais tarde para o toque final.

A massa associativa do FC Vizela, que compareceu em bom número e “vestiu” a sua “paixão”, não esperou muito para fazer a tão agradável festa do golo. Estavam cumpridos apenas 6’ de jogo, quando Zé Valente viu muito bem a progressão de Fall, assistindo-o com mestria para o primeiro da partida. O senegalês “furou” entre Tiago Letras e Bean, concretizando depois o 1-0.

O mesmo jogador acabaria por simplificar mais as coisas antes do quarto de hora. Tudo começou num canto batido por Zé Valente ao segundo poste, com André Soares a levantar novamente o esférico e Fall, sempre no sítio certo, a bisar no encontro, aos 11’.

O Limianos, que chegou à cidade termal com 4 pontos no “bolso”, nunca conseguiu contrariar a corrente de jogo atacante dos da casa, daí que, até ao intervalo, uma “mão-cheia” de situações claras podia ter resultado num desfecho mais desnivelado.

Aos 19’, outra vez a dupla Zé Valente e Fall a funcionar, valendo ao Limianos o toque precioso de Bean a desviar a bola pela linha de fundo. No seguimento do canto correspondente, João Faria cabeceou ao lado, mas não muito distante do poste direito da baliza dos forasteiros.

Pouco depois, Leandro Borges, a passe de Zé Valente, rematou às malhas laterais. Aos 33’, o “camisola 11” esteve novamente envolvido, agora numa “tabelinha” com Correia.

O remate do avançado saiu a rasar o ferro, um minuto antes de Zé Pedro quase ter feito autogolo, na tentativa de impedir que o cruzamento rasteiro de Rafael Viegas pudesse chegar a Fall.

Esta partida de sentido único convidava à ocorrência de mais golos por parte do FC Vizela na segunda metade. E a verdade é que não foi preciso esperar muito…

Logo aos 47’, Igor Rocha apareceu para a emenda certeira a uma defesa incompleta de Bean, que não segurou um primeiro cabeceamento de Correia, após pontapé de canto.

O FC Vizela continuou a procurar fazer crescer o triunfo, tal como há 15 dias atrás. Cerca de dez minutos depois, os azuis e brancos fecharam as contas do resultado através de Correia.

Destaque para o trabalho de Fall, claramente uma das figuras do encontro, que, descaído sobre o lado direito, assistiu o colega na perfeição para mais um golo da sua equipa, aos 58’.

Pelo meio, registo para o único remate do adversário em toda a partida. Rui Magalhães respondeu ao cruzamento de Vítor Sousa com um disparo que saiu ligeiramente ao lado.

A última meia hora do encontro foi disputada a um ritmo mais brando, mas sempre com o FC Vizela dominador e à espreita de novas possibilidades de finalização. Exemplo disso, foi mais um cabeceamento de Correia a rasar o poste, na sequência de um livre apontado por Zé Valente.

Aos 83’, o Limianos, que já havia esgotado as substituições, ficou reduzido a 10 unidades por lesão aparentemente grave de Luan, que abandonou o relvado de maca debaixo de um forte aplauso dos adeptos vizelenses, numa bonita demonstração de desportivismo.

Com dez golos apontados nos dois jogos realizados em casa, o que constitui uma impressionante média, e nenhum sofrido, estes números traduzem a força coletiva do FC Vizela.

Este terceiro triunfo consecutivo, aliado ao empate do São Martinho em Montalegre, acabou por conduzir a formação de Rui Amorim à liderança isolada da série, antes da primeira pausa no calendário do campeonato, que agora dará lugar à 1.ª Eliminatória da Taça de Portugal.

Os vizelenses visitam o Trofense no próximo domingo, dia 09 de Setembro. A partida, que vai opor concorrentes da mesma série, tem início marcado para as 17:00 horas.

 

FICHA DE JOGO

FC Vizela 4-0 AD Limianos

Árbitro: Hugo Pacheco (AF Porto)

Assistentes: João Nogueira e Jorge Silva

FC Vizela: Cajó; Rafael Viegas, Weliton (C), João Faria (Aidara, 55’) e Igor Rocha; Zag, André Soares (Diaby, 68’), Zé Valente e Leandro Borges; Correia e Fall (Leandro Souza, 61’).

Suplentes não utilizados: Rafa, Kaká, João Oliveira e João Pedro.

Treinador: Rui Amorim

AD Limianos: Bean; Vítor Sousa (Iano, 62’), Zé Pedro, Tiago Letras e Jojó (C); Micka (Júlio César, 65’), Luan e Rui Magalhães; Nandinho, Chiquinho (Ricardo Silva, 73’) e Cláudio.

Suplentes não utilizados: Ivo e Alvinho.

Treinador: José Carlos Fernandes

Golos: Fall (6’ e 11’), Igor Rocha (47’) e Correia (58’).