Juniores estreiam-se com triunfo ao cair do pano

Depois de cinco semanas de preparação, os Sub-19 do FC Vizela jogaram, no sábado passado, em S. Pedro de Merelim, a ronda inaugural do Campeonato Nacional de Juniores (2.ª Divisão).

Não obstante tratar-se de uma estreia, a equipa de Vasco Gonçalves exibiu-se a um bom nível e a sua superioridade face ao adversário foi evidente durante quase todo o encontro.

No entanto, a falta de eficácia em frente à baliza dos da casa proporcionou um final vibrante, que culminou com o golo decisivo de Kiko.

Poucos minutos passavam desde o apito inicial e o FC Vizela, circulando o esférico de pé para pé, já controlava o jogo e ia somando ocasiões de golo.

Partindo da direita do ataque, Zé Pedro foi quem procurou finalizar as duas primeiras: logo aos 5’, atirou ao lado e, aos 9’, viu a barra negar-lhe aquele que seria um golo de belo efeito.

Sem que tivesse qualquer lance de perigo até então, aos 18’, o Merelinense surpreendeu a equipa vizelense na sequência de um pontapé de canto. André Silva cabeceou certeiro e fez o 1-0.

Este golo “contra a corrente” não esmoreceu os vizelenses, que tentaram, ainda com mais garra e determinação, o tento da igualdade.

Aos 25’, o guardião da equipa da casa, Luís Gomes, ainda teve a ajuda de um colega para desviar o remate cruzado de Pedras. Mas, aos 33’, perante Miguel, depois de assinalado um penalty por mão dentro da área, não conseguiu travar o 1-1, apesar de ter adivinhado o lado.

No segundo tempo, a toada do jogo manteve-se. O FC Vizela pressionava alto e continuava a criar situações de perigo. Todavia, persistiam também as dificuldades em acertar no alvo, que se constataram, por exemplo, quando Zé Pedro apareceu isolado, aos 60’, ou quando Malik ganhou espaço em plena área, aos 80’.

Malik voltaria a ter uma oportunidade de ouro já em tempo de compensação, mas viu o guardião rival levar a melhor, desviando o esférico pela linha de fundo.

Ora, o papel de justiceiro ficou, então, reservado para Kiko. Na sequência desse pontapé de canto, apareceu no sítio certo, à hora exata, para dar a merecida recompensa à sua equipa e aos muitos adeptos que a acompanharam e não deixaram de a apoiar até para além do apito final.

No próximo sábado, dia 01 de Setembro, às 17:00 horas, o FC Vizela defronta em casa a formação do Desportivo de Chaves, que regressou ao segundo escalão, despromovido da 1.ª Divisão.

 

FICHA DE JOGO

Merelinense 1-2 FC Vizela

Árbitro: André Sousa (AF Madeira)

Assistentes: Luís Fernando e Victor Pinto

FC Vizela: Fábio; Malta, David, Kiko e Zé Luís; Correia, Miguel (C) e Pedras (Diogo Ribeiro, 74’); Luís Filipe (João Machado, 55’), Luís Oliveira (Malik, 62’) e Zé Pedro.

Suplentes não utilizados: Simão, Pedro Mendes, Rui Ferreira e Harruna.

Treinador: Vasco Gonçalves

Golos: Miguel (33’, g. p.) e Kiko (90´+3´)

Cartão Amarelo: Zé Luís (48’).