No passado sábado, dia 07 de Abril, os Juniores do FC Vizela receberam e venceram, com bastante naturalidade, a formação do Macedo de Cavaleiros.
O resultado começou a ser construído praticamente desde o começo da partida e cinco golos sem resposta em cada parte deram forma à maior goleada da temporada para os vizelenses: 10-0.
João Pinheiro, na sequência de um canto cobrado por Mota, foi o autor do golo madrugador (3’), que deu o mote a esta vitória expressiva.
Pouco depois, aos 6’, o Macedo de Cavaleiros tentou responder. Rodrigo Gomes, a unidade mais inconformada da formação transmontana, atirou de longe e obrigou Hugo Silva a defesa atenta.
Mas essa, como se iria comprovar em seguida, tratou-se uma tentativa isolada, já que o jogo assumiu claramente sentido único: o da baliza do Macedo de Cavaleiros. Yaro Zakari apareceu aos 12’ para fazer, serenamente, o segundo golo, depois de mais uma assistência de Mota.
Mesmo despois de um início de jogo produtivo, o caudal ofensivo dos comandados de Vasco Gonçalves não diminuiu e foi evidente a intenção dos vizelenses em ampliar a vantagem.
Mota decidiu então experimentar outras sensações e, no espaço de cinco minutos (23’ e 28’), marcou dois golos. Pelo meio, aos 27’, Miguel, vendo a baliza forasteira à sua mercê, também não enjeitou a possibilidade de fazer o gosto… à cabeça.
Já com uma vantagem de 5 golos “no bolso”, no reatar da partida os vizelenses continuaram na sua demanda por uma goleada com números (ainda) mais expressivos.
A sintonia entre Yaro Zakari e Miguel foi a chave de dois golos de belo efeito: logo aos 47’, o nigeriano descobriu Miguel entre os centrais e este, com dois toques e sem deixar a bola cair, introduziu o esférico na baliza do Macedo de Cavaleiros. Seis minutos volvidos, foi a vez de Miguel servir Yaro Zakari para um golo num remate em volley.
Na ponta final do encontro, Godfrey, que saltou do banco, também bisou (77’ e 90’) e Sani redimiu-se de uma grande penalidade falhada, convertendo superiormente um livre direto, aos 83’.
O triunfo inquestionável deixou o FC Vizela líder da Série A, agora com 34 pontos, nesta Fase de Manutenção ou Descida do Campeonato Nacional de Juniores (2.ª Divisão).
Por agora, a vantagem sobre o 2.º classificado, o Famalicão, é de 4 pontos, mas os famalicenses contam com menos um jogo (a receção ao Mondinense foi adiada para o dia 01 de Maio).
A próxima jornada será disputada a 14 de Abril, dia em que a equipa de Vasco Gonçalves vai defrontar o Vianense, em Viana do Castelo.
FICHA DE JOGO
Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela (Vizela)
Árbitro: Hugo Pacheco (AF Porto)
FC VIZELA: Hugo Silva (C); João Pinheiro (Malta, 45’), David Martins, Sheng Liu (Pedro Lopes, 55’) e Daniel Novais; Edu, Sani e Miguel; Yaro Zakari, Kingsley (Godfrey, 55’) e Mota.
Suplentes não utilizados: Simão, Correia, Luís Filipe e Dauntae.
Treinador: Vasco Gonçalves
Golos: João Pinheiro (3’), Yaro Zakari (12’ e 53’), Mota (23’ e 28’), Miguel (27’ e 47’), Godfrey (77’ e 90’) e Sani (83’).
RESULTADOS DA JORNADA 8
Famalicão x Mondinense (adiado)
FC Vizela 10-0 Macedo de Cavaleiros
Fafe 2-2 Vianense
Varzim 0-0 Taipas
QUADRO DA JORNADA 9
Macedo de Cavaleiros x Famalicão
Vianense x FC Vizela
Taipas x Fafe
Mondinense x Varzim
CLASSIFICAÇÃO
1º FC Vizela (34 pontos)
2º Famalicão (29 pontos) *
3º Fafe (27 pontos)
4º Varzim (25 pontos)
5º Taipas (25 pontos)
6º Mondinense (23 pontos) *
7º Vianense (15 pontos)
8º Macedo de Cavaleiros (1 ponto)
* Menos um jogo