Confronto inédito na Taça de Portugal

A partida deste domingo, dia 03 de Setembro, entre FC Vizela e Mondinense, não só assinala a estreia dos azuis e brancos na edição 2017/2018 da Taça de Portugal, como também um embate inédito entre as duas equipas nesta competição.

O Mondinense regressou esta época ao Campeonato de Portugal, após brilhante prestação da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real, prova que venceu ao alcançar 76 pontos em 30 jogos, com destaque para a incrível série de 27 jogos consecutivos sem derrotas.

Esta temporada, a formação de Mondim de Basto começou o campeonato com uma derrota na Madeira (por 1-0 no terreno do Câmara de Lobos), redimindo-se com um triunfo pela margem mínima no passado fim-de-semana, na receção ao Minas de Argozelo (1-0).

Mas, puxando a fita atrás, em 2015, mais concretamente a 13 de Setembro daquele ano, o FC Vizela recebeu o Mondinense pela primeira e única vez na história.

Um triunfo por 4-1 marcou bem a diferença qualitativa entre ambos os conjuntos, numa época que ditaria a subida dos vizelenses à 2.ª Liga e a despromoção da turma de Mondim de Basto.

O resultado dentro das quatro linhas começou com um autogolo de Beja, seguido de um “bis” do gabonês Kevyn e de um tento de Panin, com Zé Pedro, pelo meio, a reduzir de penálty.

Contudo, aquele dia 13 seria de “azar”, pois aquela vitória acabou por não se traduzir na obtenção dos 3 pontos… Numa decisão de secretaria, motivada por uma utilização irregular de André Pinto nesse desafio, o resultado transformou-se então num 3-0 favorável ao adversário.

Alguns dos protagonistas desse encontro permanecem nos respetivos plantéis. Do lado do FC Vizela, Pedro Albergaria, João Pedro, André Pinto, Felipe Augusto, Diogo Lamelas e Panin continuam de rainha ao peito dois anos depois, enquanto que, do lado do Mondinense, Vila Chã, João Miguel, Rooney, César, Luís Saroto, Geninho e João Padi mantêm-se.

No plantel do adversário consta um atleta que já representou o FC Vizela noutros tempos. Trata-se de Murta, experiente guarda-redes que vestiu de azul e branco entre 2008 e 2010.

O reencontro acontece agora, de forma inédita, na Taça de Portugal, prova rainha do futebol português, na qual o FC Vizela tem objetivos, ou não estivéssemos a falar de um clube que ainda na época transata eliminou o primodivisionário Moreirense.

 

Histórico de confrontos

2015/16 | FC Vizela 4-1 Mondinense (Beja 20’, pb, Kevyn 33’ e 48’, Panin 76’; Zé Pedro, 59’, gp)