Honra na despedida

Ironicamente, a Póvoa de Varzim voltou a ser palco da despedida do FC Vizela das provas da Liga Portugal, tal como em 2009 (espera-se que, desta vez, seja um “até já”).

E tal como nesse ano de má memória, o FC Vizela venceu o derradeiro jogo.

Houve, por isso, honra na despedida. Algumas dezenas de adeptos vizelenses não deixaram de acompanhar o jogo da sua equipa, aplaudindo-a de início a fim.

E não deram o tempo como mal empregue pois assistiram a uma partida competitiva, na qual o FC Vizela deixou uma imagem bem positiva.

Os momentos iniciais do desafio apresentaram um Varzim algo atrevido no ataque, destacando-se um remate de Estrela à barra, quando estavam cumpridos apenas 4’.

A formação de Carlos Cunha, sem a pressão, sem a enorme ansiedade que impediu melhores resultados, foi agarrando o jogo, circulando o esférico com qualidade.

Até que, aos 19’, Luís Ferraz desmarcou Carlos Fortes com um excelente passe e o possante avançado bateu Paulo Cunha com a frieza necessária.

Os poveiros tentaram reagir ao golo sofrido, criando algum perigo através de Cephas Malele (22’), após cruzamento de Rui Coentrão, e de Jean Felipe (24’).

Sobre a meia hora de jogo, André Pinto isolou Felipe Augusto que pareceu ter sofrido um ligeiro toque dentro da área. O árbitro nada assinalou, mas teve de interromper a partida para que lhe fosse prestada assistência.

Aos 41’, o mesmo Felipe Augusto serviu Carlos Fortes, mas o remate saiu por cima.

Os azuis e brancos reentraram bem, praticando um futebol fluido, pelo que o segundo golo foi uma questão de tempo.

Aos 57’, os mesmos protagonistas do primeiro tento sobressaíram. Luís Ferraz, com um passe longo, procurou a desmarcação de Carlos Fortes, este aguentou a oposição de um adversário e na cara de Paulo Cunha colocou o FC Vizela a vencer por 2-0.

O Varzim voltou a mostrar inconformismo por intermédio de Rui Costa aos 63’, quando este fez o esférico sair muito perto do poste.

Entretanto, os poveiros ficaram reduzidos a 10 unidades por expulsão de Rui Coentrão e o jogo parecia mesmo encaminhar-se para um desfecho vitorioso dos vizelenses.

Só que, aos 84’, o resultado ganhou ainda maior colorido com Panin, muito bem lançado em velocidade por Koffi Franck, a sentenciar a partida (3-0).

O último jogo do FC Vizela terminou assim a sua participação na Ledman LigaPro com uma vitória folgada, que serviu para premiar os cerca de 50 adeptos que acompanharam a equipa e que, de resto, sempre estiveram com o clube em todos os momentos.

O caminho que se segue é olhar em frente, preparar o futuro e recolocar o FC Vizela no patamar que merece com a união de todos os vizelenses.

FICHA DE JOGO | Varzim 0-3 FC Vizela

Data: 21/05/2017 (16:00 horas)

Local: Estádio do Varzim SC (Póvoa de Varzim)

Assistência: 1037 espectadores

Árbitro: João Matos (AF Algarve)

Auxiliares: Paulo Vieira e André Dias

4º Árbitro: Pedro Campos

Varzim: Paulo Cunha; Jean Felipe, Fábio Fonseca, Delmiro e Rui Coentrão; Estrela, Villagrán (Diego Barcelos, 68’) e Nelsinho (C); Rui Neta (Dreyer, 60’), Cephas Malele (Amimu, 71’) e Rui Costa.

Suplentes não utilizados: Marinho, Denot, Mailó e Éder Díez.

Treinador: João Eusébio

FC Vizela: Pedro Albergaria; João Pedro, Miguel Oliveira, João Cunha e Koffi Franck; Alex Porto (Dani Soares, 90+1’), André Pinto e Luís Ferraz (C) (Tiago Ronaldo, 80’); Felipe Augusto (Panin, 75’), Carlos Fortes e Homero.

Suplentes não utilizados: Paulo Ribeiro, Tiago Martins, Prince e João Vieira.

Treinador: Carlos Cunha

Golos: Carlos Fortes (19’ e 57’) e Panin (84’).

Cartões Amarelos: Paulo Cunha (36’), Carlos Fortes (36’), Delmiro (48’), Rui Costa (58’), Rui Coentrão (59’), Nelsinho (73’) e Koffi Franck (79’).

Cartão Vermelho: Rui Coentrão (74’).

LEDMAN LIGAPRO | RESULTADOS RONDA 42 (21 Maio)

Sporting de Braga ‘B’ 1-1 Sporting ‘B’

Leixões 0-2 União da Madeira

Olhanense 3-1 Penafiel

Varzim 0-3 FC Vizela

Desportivo das Aves 3-0 Fafe

Académica de Coimbra 2-1 FC Porto ‘B’

Freamunde 0-1 Sporting da Covilhã

Gil Vicente 0-2 Famalicão

Académico de Viseu 2-2 Cova da Piedade

Santa Clara 1-2 Portimonense

Vitória de Guimarães ‘B’ 3-2 Benfica ‘B’