Ironicamente, a Póvoa de Varzim voltou a ser palco da despedida do FC Vizela das provas da Liga Portugal, tal como em 2009 (espera-se que, desta vez, seja um “até já”).
E tal como nesse ano de má memória, o FC Vizela venceu o derradeiro jogo.
Houve, por isso, honra na despedida. Algumas dezenas de adeptos vizelenses não deixaram de acompanhar o jogo da sua equipa, aplaudindo-a de início a fim.
E não deram o tempo como mal empregue pois assistiram a uma partida competitiva, na qual o FC Vizela deixou uma imagem bem positiva.
Os momentos iniciais do desafio apresentaram um Varzim algo atrevido no ataque, destacando-se um remate de Estrela à barra, quando estavam cumpridos apenas 4’.
A formação de Carlos Cunha, sem a pressão, sem a enorme ansiedade que impediu melhores resultados, foi agarrando o jogo, circulando o esférico com qualidade.
Até que, aos 19’, Luís Ferraz desmarcou Carlos Fortes com um excelente passe e o possante avançado bateu Paulo Cunha com a frieza necessária.
Os poveiros tentaram reagir ao golo sofrido, criando algum perigo através de Cephas Malele (22’), após cruzamento de Rui Coentrão, e de Jean Felipe (24’).
Sobre a meia hora de jogo, André Pinto isolou Felipe Augusto que pareceu ter sofrido um ligeiro toque dentro da área. O árbitro nada assinalou, mas teve de interromper a partida para que lhe fosse prestada assistência.
Aos 41’, o mesmo Felipe Augusto serviu Carlos Fortes, mas o remate saiu por cima.
Os azuis e brancos reentraram bem, praticando um futebol fluido, pelo que o segundo golo foi uma questão de tempo.
Aos 57’, os mesmos protagonistas do primeiro tento sobressaíram. Luís Ferraz, com um passe longo, procurou a desmarcação de Carlos Fortes, este aguentou a oposição de um adversário e na cara de Paulo Cunha colocou o FC Vizela a vencer por 2-0.
O Varzim voltou a mostrar inconformismo por intermédio de Rui Costa aos 63’, quando este fez o esférico sair muito perto do poste.
Entretanto, os poveiros ficaram reduzidos a 10 unidades por expulsão de Rui Coentrão e o jogo parecia mesmo encaminhar-se para um desfecho vitorioso dos vizelenses.
Só que, aos 84’, o resultado ganhou ainda maior colorido com Panin, muito bem lançado em velocidade por Koffi Franck, a sentenciar a partida (3-0).
O último jogo do FC Vizela terminou assim a sua participação na Ledman LigaPro com uma vitória folgada, que serviu para premiar os cerca de 50 adeptos que acompanharam a equipa e que, de resto, sempre estiveram com o clube em todos os momentos.
O caminho que se segue é olhar em frente, preparar o futuro e recolocar o FC Vizela no patamar que merece com a união de todos os vizelenses.
FICHA DE JOGO | Varzim 0-3 FC Vizela
Data: 21/05/2017 (16:00 horas)
Local: Estádio do Varzim SC (Póvoa de Varzim)
Assistência: 1037 espectadores
Árbitro: João Matos (AF Algarve)
Auxiliares: Paulo Vieira e André Dias
4º Árbitro: Pedro Campos
Varzim: Paulo Cunha; Jean Felipe, Fábio Fonseca, Delmiro e Rui Coentrão; Estrela, Villagrán (Diego Barcelos, 68’) e Nelsinho (C); Rui Neta (Dreyer, 60’), Cephas Malele (Amimu, 71’) e Rui Costa.
Suplentes não utilizados: Marinho, Denot, Mailó e Éder Díez.
Treinador: João Eusébio
FC Vizela: Pedro Albergaria; João Pedro, Miguel Oliveira, João Cunha e Koffi Franck; Alex Porto (Dani Soares, 90+1’), André Pinto e Luís Ferraz (C) (Tiago Ronaldo, 80’); Felipe Augusto (Panin, 75’), Carlos Fortes e Homero.
Suplentes não utilizados: Paulo Ribeiro, Tiago Martins, Prince e João Vieira.
Treinador: Carlos Cunha
Golos: Carlos Fortes (19’ e 57’) e Panin (84’).
Cartões Amarelos: Paulo Cunha (36’), Carlos Fortes (36’), Delmiro (48’), Rui Costa (58’), Rui Coentrão (59’), Nelsinho (73’) e Koffi Franck (79’).
Cartão Vermelho: Rui Coentrão (74’).
LEDMAN LIGAPRO | RESULTADOS RONDA 42 (21 Maio)
Sporting de Braga ‘B’ 1-1 Sporting ‘B’
Leixões 0-2 União da Madeira
Olhanense 3-1 Penafiel
Varzim 0-3 FC Vizela
Desportivo das Aves 3-0 Fafe
Académica de Coimbra 2-1 FC Porto ‘B’
Freamunde 0-1 Sporting da Covilhã
Gil Vicente 0-2 Famalicão
Académico de Viseu 2-2 Cova da Piedade
Santa Clara 1-2 Portimonense
Vitória de Guimarães ‘B’ 3-2 Benfica ‘B’