União vizelense fez cair o líder!

O FC Vizela regressou neste último domingo às vitórias ao bater o líder Portimonense (2-1) e, sobretudo, às tardes de enorme entusiasmo dentro e fora das quatro linhas.

Os azuis e brancos ainda não perderam sob o comando de Carlos Cunha. Mais que isso, provam uma confiança crescente a cada jogo, ao mesmo tempo que a identidade de uma equipa lutadora, que nunca desiste de um lance, vai sendo recuperada.

O jogo abriu praticamente com um remate de Panin ao lado (2′), seguindo-se um livre tenso de Luís Ferraz (4′) e uma situação flagrante desperdiçada por Kukula (14′).

Na primeira vez que a turma algarvia se aproximou da baliza vizelense foi eficaz com Fabrício a corresponder a um cruzamento de um colega (16′).

Os vizelenses reagiram muito bem ao tento sofrido e, de imediato, Felipe Augusto, numa transição rápida, seria derrubado por Ivo Nicolau dentro da área, resultando mesmo na expulsão do jogador algarvio. Chamado à conversão, Elízio não conseguiu transformar o castigo máximo em golo, atirando ao lado.

Apesar deste lance, o FC Vizela nunca se deixou afetar e continuou à procura do empate, mantendo boa organização a toda a linha.

Novas oportunidades interessantes aconteceram para os azuis e brancos: Elízio (31′), Luís Ferraz (33′), João Sousa (42′) e Kukula (45′) ameaçaram as redes do líder da prova.

Ao intervalo, o resultado era enganador, na medida em que foi o FC Vizela quem teve mais bola e mais oportunidades para marcar neste primeiro tempo.

O segundo tempo começou outra vez com a turma de Carlos Cunha mais pressionante no ataque. Aos 47’, Elízio disparou às malhas laterais e, aos 54’, Tiago Ronaldo rematou por cima da trave.

Entretanto, o treinador dos vizelenses apostou tudo em busca do golo do empate, abdicando mesmo de um defesa (João Sousa) para lançar um avançado (João Vieira).

Enquanto isso, o Portimonense foi surpreendendo pela negativa, abusando nas quebras do ritmo de jogo e retardando em demasia as reposições de bola.

Aos 72’, João Vieira por muito pouco não chegou a tempo de dar o toque final, após cruzamento bem efetuado por Elízio.

Seguiu-se a única situação do Portimonense no segundo tempo. Luís Ferraz foi precioso no corte, evitando que Paulinho fizesse das suas.

O mesmo Luís Ferraz ficou perto do empate na execução de um livre (77’), ele que, pouco depois, viu Felipe Augusto beneficiar de um erro da defensiva algarvia para bater inapelavelmente Ricardo Ferreira.

Foi a primeira explosão de alegria nas bancadas e, a partir daí, o enorme apoio dos adeptos vizelenses empurrou autenticamente a equipa para a reviravolta.

Aos 87’, Felipe Augusto surgiu isolado e teve a maior frieza para marcar, bisando na partida e selando a conquista de três pontos muito saborosos.

O FC Vizela ultrapassou então a barreira dos 40 pontos, numa partida altamente demonstrativa de que, quando equipa e adeptos se unem desta forma, até os mais difíceis obstáculos podem ser ultrapassados.

O próximo jogo dos vizelenses realiza-se na segunda-feira, dia 10 de Abril, às 16:00 horas, no Estádio D. Afonso Henriques, diante do Vitória de Guimarães ‘B’.

 

FICHA DE JOGO | FC Vizela 2-1 FC Vizela

Data: 02/04/2016 (16:00 horas)

Local: Estádio do FC Vizela (Vizela)

Assistência: 880 espectadores

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto)

Auxiliares: Pedro Ribeiro e André Dias

4º Árbitro: Pedro Maia

FC Vizela: Pedro Albergaria; Dani Coelho, João Cunha, João Sousa (João Vieira, 56’) e Elízio; Tiago Martins, Tiago Ronaldo e Luís Ferraz (C); Panin (Magique, 56’), Kukula (Prince, 69’) e Felipe Augusto.

Suplentes não utilizados: Paulo Ribeiro, Miguel Oliveira, Helinho e Dani Soares.

Treinador: Carlos Cunha

Portimonense: Ricardo Ferreira; Luís Zambujo, Ivo Nicolau (C), Brendon Lucas e Luís Mata; Pedro Sá, Fidelis Irhene, Bruno Tabata (Wilson Manafá, 62’) e Paulinho (Gleison, 77’); Pires (Ewerton, 45’) e Fabrício.

Suplentes não utilizados: Leo, Dener, Gustavo e Chidera.

Treinador: Vítor Oliveira

Golos: Fabrício (17’) e Felipe Augusto (80’ e 87’).

Cartões Amarelos: Tiago Martins (20’), Bruno Tabata (45+1’), Luís Ferraz (66’) e Dani Coelho (90’).

Cartão Vermelho: Ivo Nicolau (18’).

 

RESULTADOS | Jornada 34 (02 Abril)

Desportivo das Aves 1-0 Santa Clara

Gil Vicente 1-0 Académica de Coimbra

Fafe x FC Porto ‘B’ (esta noite, às 20:00 horas)

Famalicão 0-0 Vitória de Guimarães ‘B’

Sporting de Braga ‘B’ 4-2 Freamunde

Benfica ‘B’ 0-4 União da Madeira

Académico de Viseu 2-2 Leixões

Sporting ‘B’ 5-1 Olhanense

Varzim 1-1 Penafiel

FC Vizela 2-1 Portimonense

Cova da Piedade 1-0 Sporting da Covilhã