Vizelenses travam FC Porto no Nacional de Juniores

Na passada sexta-feira, dia 27 de Setembro, a nossa equipa de Sub-19 recebeu o campeão em título, FC Porto, e lograram um empate a duas bolas, depois de uma recuperação fantástica.

Como se pôde constatar desde no começo da partida, os dragões acabaram por ter o domínio territorial, fazendo uso de uma boa circulação de bola, e os vizelenses privilegiaram as transições, imprimindo grande velocidade no contragolpe.

Cada uma com a sua estratégia, durante a primeira parte, nenhuma das formações foi capaz de desfazer o nulo, apesar de se terem visto em cada área uma boa situação para marcar.

Aos 10’, o portista Gonçalo Borges desequilibrou pela esquerda e serviu Seco Sani, cujo disparo foi desviado pelas mãos do guardião Rodrigo Soares e, depois, pela barra.

Do lado do FC Vizela, o perigo esteve nos pés de Felipe Guzmán, que, aos 31’, recebeu e segurou bem a bola na área portista, antes de atirar ao poste.

No entanto, o melhor desta partida estava reservado para o segundo tempo. Aí, o FC Porto entrou melhor, mais pressionante e, aos 50’ e 61’, foi compensado não com um, mas com dois golos de Duarte Moreira, que deixaram os vizelenses numa situação bastante desfavorável.

Nesta altura, os portistas apresentavam um grande caudal ofensivo e parecia complicado para o FC Vizela voltar a entrar na discussão pelo resultado. Mas os jogadores nunca desistiram e, aos poucos, viraram o rumo do desafio numa clara demonstração de capacidade.

Aos 71’, Luís Filipe atirou forte para uma defesa apertada de Francisco Meixedo. Depois disso, seguiram-se dois minutos mágicos protagonizados por Felipe Guzmán.

Primeiro, o avançado colombiano deu esperança aos vizelenses com um remate em arco que entrou no ângulo. Pouco depois, finalizou uma boa combinação na ala direita do ataque com uma cabeçada certeira ao primeiro poste, que igualou o jogo em 2-2.

Esse viria mesmo a ser o resultado final, apesar do forcing final dos forasteiros. No derradeiro quarto de hora, o FC Porto testou a organização defensiva vizelense e, em particular, o guarda-redes Rodrigo Soares, que se revelou decisivo aos 75’ e 85’, ao desviar os remates de Gonçalo Borges e Rodrigo Auzmendi, respetivamente.

Esta foi a terceira igualdade consecutiva para os jovens de Vasco Gonçalves, que assim somaram o seu sexto ponto no Campeonato Nacional de Juniores (1.ª Divisão).

No próximo sábado, dia 05 de Outubro, a nossa equipa vai deslocar-se ao terreno do Paços de Ferreira para disputar uma partida respeitante à oitava jornada.

 

Ficha Técnica

Resultado: FC Vizela 2-2 FC Porto

Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela (Vizela)

Árbitro: André Neto (AF Vila Real)

Assistentes: David Barbosa e Israel Lopes

FC Vizela: Rodrigo Soares; Pedro Mendes, André Alves, Diogo Silva e Dani; Diogo Barros, Florentino (Nuno Almeida, 66’) e João Ricardo (C) (Diogo Ribeiro, 90’); Pierre (Luís Filipe, 45’), Felipe Guzmán e Braima (Rui Pedro, 90’+6’).

Suplentes não utilizados: Simão, Zé Luís e Renato.

Treinador: Vasco Gonçalves

FC Porto: Francisco Meixedo; Tiago Matos, Formose Mendy, Levi Faustino (C) e Rúben Amaral; Manuel Mané, Bernardo Folha (João Pinto, 79’) e Rodrigo Valente; Gonçalo Borges (Francisco Conceição, 79’), Duarte Moreira e Seco Sani (Rodrigo Auzmendi, 82’).

Suplentes não utilizados: Tiago Estêvão, Danilo Veiga, Fernando Almeida, Emmanuel Maviram.

Treinador: Manuel Tulipa

Golos: Duarte Moreira (50’ e 61’) e Felipe Guzmán (72’ e 73’).

Cartões Amarelos: Pierre (15’) e Diogo Ribeiro (90’+3’).

 

Resultados (7.ª Jornada)

FC Vizela 2-2 FC Porto

Sporting de Braga 4-0 Gil Vicente

Leixões 1-1 Famalicão

Feirense 0-1 Vitória de Guimarães

Rio Ave 3-0 Desportivo das Aves

Nacional 1-0 Paços de Ferreira

 

Quadro de Jogos (8.ª Jornada)

Desportivo das Aves x Sporting de Braga

Gil Vicente x Leixões

Famalicão x Feirense

Vitória de Guimarães x Nacional da Madeira

Paços de Ferreira x FC Vizela

FC Porto x Rio Ave

 

Classificação

1º Sporting de Braga (17 pontos)

2º Rio Ave (13 pontos)

3º FC Porto (11 pontos)

4º Desportivo das Aves (11 pontos)

5º Famalicão (10 pontos)

6º Paços de Ferreira (8 pontos)

7º Leixões (7 pontos)

8º FC Vizela (6 pontos) *

9º Vitória de Guimarães (6 pontos)

10º Feirense (5 pontos) *

11º Gil Vicente (5 pontos)

12º Nacional da Madeira (4 pontos) **

* Menos um jogo.

** Menos dois jogos.