No passado sábado, dia 28 de Abril, os Sub-19 do FC Vizela empataram a uma bola na deslocação ao terreno do Varzim, em jogo a contar para a 11.ª jornada do Nacional de Juniores.
Previa-se um encontro interessante, já que se opunham as duas formações mais pontuadas da Série A, nesta Fase de Manutenção ou Descida. Quando chegou a hora, no Municipal da Póvoa do Varzim, os presentes assistiram, de facto, a um duelo equilibrado.
O FC Vizela entrou melhor, impondo-se no meio-campo dos da casa, e teve uma boa chance para se adiantar, logo aos 6’. João Pinheiro apareceu solto ao primeiro poste, mas o guardião Ismael reagiu rapidamente e impediu o primeiro golo do jogo.
Nesta fase, o Varzim explorava, sobretudo, a possibilidade de criar perigo em ataques rápidos, mas os vizelenses raramente se desorganizaram.
Na única vez que a baliza de Hugo Silva esteve à mercê dos alvinegros, o guardião do FC Vizela apareceu em grande plano, negando o golo a Carlos Diegues com uma bela estirada (18’).
Com o passar do tempo, as defesas foram-se acautelando para os perigos de parte a parte e tornaram-se ainda mais raras as jogadas prometedoras.
A primeira parte fechou com um nulo no resultado e, depois de regressadas as equipas ao terreno de jogo, subsistiram os problemas em matéria ofensiva.
Mais uma vez, era o FC Vizela quem assumia as despesas da partida e Vasco Gonçalves indicou, claramente, a intenção de procurar os 3 pontos ao mudar para um esquema com dois pontas-de-lança, com a entrada de Kingsley, aos 60’.
A alteração não demorou a surtir o efeito desejado, pois Kingsley precisou apenas de oito minutos em campo para faturar, já depois de Sani ter ameaçado de cabeça (66’).
A vantagem, porém, não durou muito. Sem precisar de se aproximar muito da área vizelense, para lá de algumas bolas paradas inofensivas, o Varzim logrou igualar a partida, quando, aos 75’, João Santos beneficiou de uma segunda bola para bater Hugo Silva.
Com 15’ para se jogar, o FC Vizela tentou afincadamente retomar a vantagem. Mas, mesmo conseguindo remeter a formação da casa ao seu primeiro terço, não criou muitas oportunidades.
O remate acrobático de David Martins, aos 85’, defendido por Ismael, terá sido o “canto do cisne” para os azuis e brancos nesta partida, pelo que o 1-1 vigorou até ao final da partida.
Apesar de manter o 1.º lugar da Série A, o FC Vizela voltou a ficar em risco de ser ultrapassado pelo Famalicão, que cumpre esta terça-feira, dia 01 de Maio, um encontro em atraso com o Mondinense, relativo à 8ª jornada.
Com três jornadas por disputar, os comandados de Vasco Gonçalves vão receber o Fafe, já no próximo sábado, dia 05 de Maio, seguindo-se novo jogo em casa, frente ao Mondinense e uma deslocação a Vila Nova de Famalicão.
FICHA DE JOGO (Sub-19)
Local: Estádio Municipal da Póvoa de Varzim (Póvoa de Varzim)
Árbitro: João Matos (AF Viana do Castelo)
FC VIZELA: Hugo Silva (C); João Pinheiro, David Martins, Sheng Liu e Zé Luís; Sani, Miguel (Correia, 88’) e Marcelo; Yaro Zakari, Dauntae (Malta, 78’) e Mota (Kingsley, 60’).
Suplentes não utilizados: Simão, Pedro Lopes, Edu e Godfrey.
Treinador: Vasco Gonçalves
Golo: Kingsley (68’).
Cartões Amarelos: Mota (49’), Marcelo (59’) e Yaro Zakari (90+4’).
RESULTADOS DA JORNADA 11
Vianense 4-2 Macedo de Cavaleiros
Taipas 2-3 Famalicão
Varzim 1-1 FC Vizela
Mondinense 1-1 Fafe
QUADRO DA JORNADA 12
Vianense x Mondinense
Macedo de Cavaleiros x Taipas
Famalicão x Varzim
FC Vizela x Fafe
CLASSIFICAÇÃO
1º FC Vizela (38 pontos)
2º Famalicão (36 pontos) *
3º Varzim (32 pontos)
4º Fafe (29 pontos)
5º Mondinense (27 pontos) *
6º Taipas (26 pontos)
7º Vianense (22 pontos)
8º Macedo de Cavaleiros (1 ponto)
* Menos um jogo